CIMBAL

AGENDA

O CONTAR – Festival de Contos do Mundo

O CONTAR – Festival de Contos do Mundo

09 de agosto

Ler Artigo

O CONTAR – Festival de Contos do Mundo, é um projeto do Município de Beja coproduzido pela Ouvir e Contar – Associação de Contadores de Histórias que na segunda edição alarga a sua parceria à Santa Casa da Misericórdia de Beja que abre as portas da sua CASA – o edifício do Antigo Hospital da Misericórdia – para acolher todos os que gostam de ouvir e de contar histórias.

O Festival enquadra-se numa aposta do município de Beja na área da tradição oral e das expressões do imaterial, no contexto da qual a Biblioteca Municipal tem desenvolvido um trabalho continuado ao longo dos anos. A expressão máxima dessa linha programática do município, a par de muitos outros projetos, são as Palavras Andarilhas, certame que tem feito da cidade de Beja uma referência nacional nas áreas da mediação de leitura e da narração oral.

O Contar – Festival de Contos do Mundo pretende ser uma mostra do melhor que existe na área da narração oral na Europa e além, trazendo a Beja artistas e espetáculos reconhecidos internacionalmente. Por outro lado, em parceria com o Centro Unesco, vem sedimentar um projeto centrado no património imaterial do seu território, identificando e valorizando os seus tesouros humanos locais.

Neste sentido, o festival vem conjugar esses dois contadores de histórias que há milénios guardam e transportam as nossas crenças, incertezas e esperanças: aquele que conhece a terra e as sementes, as pedras e as gentes de um lugar, e que guarda nas palavras a identidade e a memória de um território; e aquele que atravessa continentes, mares e oceanos para partilhar, através de histórias que vêm de longe, imaginários e modos de ver e compreender o mundo. São estes artífices da memória e da palavra que o festival nos convida a conhecer.

O programa do festival dirige-se a público de todas as idades e é completamente gratuito, tendo, no entanto, inscrições prévias em algumas atividades.

Iniciativas

Petição AMAlentejoPlano Estratégico de Desenvolvimento do  Baixo Alentejo 2014-2020 - dezembro 2014Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Baixo Alentejo 2014-2020Museu Regional de BejaDiário do AlentejoPortugal 2020 - projetos financiadosSistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E)Prominent MED