Município de Alenquer

PT EN

Câmara de Aljustrel apresenta candidatura para combater insucesso escolar


27 de fevereiro 2017

A Câmara Municipal de Aljustrel submeteu, recentemente, no Balcão 2020 – ponto de acesso aos Programas Operacionais financiados pelos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento) – uma candidatura com o objetivo de combater o insucesso escolar no Concelho de Aljustrel.

O “Plano Municipal de Combate ao Insucesso Escolar no Concelho de Aljustrel”, apresentado pelo município tem como objetivo promover a igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos e a qualidade e eficiência do sistema de educação.

Para o efeito, e no âmbito desta candidatura, firmou um protocolo com o Agrupamento de Escolas de Aljustrel, com a finalidade de aprofundar as relações de cooperação institucional e de concentração estratégica e operacional das entidades, definindo igualmente as formas e mecanismos de cooperação a adotar na sua operacionalização.

Partindo do reconhecimento dos diversos fatores condicionantes do acesso, frequência e desempenho escolar dos jovens, este modelo estratégico de intervenção procura alcançar uma melhoria generalizada e sustentada das qualidades de aprendizagens e dos níveis de sucesso escolar através da promoção de atividades promotoras, do reconhecimento do valor social e económico da educação e conhecimento, da equidade de acesso a oportunidades diversificadas de aprendizagem, do desenvolvimento integral das capacidades, competências e vocações dos alunos.

A presente operação será concretizada por técnicos especializados e multidisciplinares, que irão desenvolver um conjunto de atividades complementares para garantir a prossecução dos objetivos fixados e responder às necessidades e aos desafios suscitados pelo diagnóstico realizado.

Estas atividades concretizam-se através do Reforço Técnico do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família; de um Programa de Apoio à Melhoria e Consolidação das Aprendizagens; da Dinamização de Ateliers de Criatividade e Experimentação e da Coordenação, Gestão e Avaliação da Operação.

A operação, que possui um custo total estimado de 186 mil euros, pretende intervir no sentido de reverter os níveis de desempenho escolar que, no Concelho de Aljustrel, se situam abaixo da média nacional.