Município de Alenquer

PT EN

Aljustrel associa-se ao Dia Europeu Sem Carros


18 de setembro 2017
Aljustrel associa-se ao Dia Europeu Sem Carros
Aljustrel associa-se ao Dia Europeu Sem Carros

A Câmara Municipal de Aljustrel associa-se, no dia 22 de setembro, a diversas entidades nacionais e europeias para celebrar o Dia Europeu Sem Carros.

O Dia Europeu Sem Carros, integrado na Semana Europeia da Mobilidade que, como instituído, decorre anualmente,  de 16 a 22 de Setembro, foi adaptado, em 2000, pela União Europeia, no sentido de consciencializar as populações e decisores para as questões da mobilidade e qualidade de vida urbana.

Este ano, a campanha subordinada ao tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», sob o slogan «A partilhar, chegamos mais longe», promove soluções de mobilidade partilhada e realça os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos. As pessoas são encorajadas a utilizar as opções de mobilidade partilhada disponíveis para se deslocarem nas suas cidades e também para viajarem entre vilas, cidades e áreas suburbanas.

Em Aljustrel, como habitualmente, neste dia 22 de setembro, entre 9h30 e as 17h30, será fechado ao trânsito um troço da Av. da Liberdade. Neste local, serão promovidas algumas atividades dirigidas aos mais jovens, com veículos ecológicos, distribuídos folhetos informativos à população, e desenvolvidas atividades com os agentes da “Escola Segura” da GNR sobre segurança rodoviária. Um automóvel híbrido da empresa José Cândido Chícharo e Filho, Lda. estará, também, em exposição.

Além disso, no espaço “Quiosque da Ciência” do Centro de Ciência Viva de Estremoz, serão realizadas atividades experimentais sobre as energias renováveis, de forma a sensibilizar os participantes, das várias faixas etárias, para a utilização deste tipo de energia, complementando com a explicação científica.

O Dia Europeu sem Carros, em Aljustrel, conta com o apoio da GNR – Escola Segura, e  visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das localidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.