Município de Alenquer

PT EN

1 de Dezembro assinalado em Santo Aleixo da Restauração


15 de novembro 2017
1 de Dezembro assinalado em Santo Aleixo da Restauração
1 de Dezembro assinalado em Santo Aleixo da Restauração

A Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração comemoram o 1.º de Dezembro, dia em que se assinala a Restauração da Independência de Portugal, face a Espanha, em 1640.

As celebrações realizam-se na Praça da Restauração, com início marcado para as 15:00. O programa começa com o içar das Bandeiras ao som do Hino Nacional, pela banda do Círculo Artístico Musical Safarense.

Seguem-se os discursos protocolares do Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Francisco Candeias, do Historiador, Professor José Chaparro e do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo.

De seguida, a banda safarense toca o Hino da Restauração e são colocadas flores junto do monumento de homenagem aos Heróis de Santo Aleixo. As comemorações terminam com um convívio popular.

O povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, tendo defendido a sua terra com bravura.

A coragem dos santoaleixenses está homenageada no monumento situado na Praça dos Restauradores, naquela freguesia, e no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.