Município de Alenquer

PT EN

Água do Alqueva vai chegar a Ourique


30 de novembro 2017
Água do Alqueva vai chegar a Ourique
Água do Alqueva vai chegar a Ourique

Há muito que o Município de Ourique defende a adução de Água do Alqueva ao Sul do Baixo Alentejo, em particular, à Barragem do Monte da Rocha, em Ourique. Trata-se de um projeto estruturante e estratégico que permitirá um amplo conjunto de soluções relevantes para as populações, para os ecossistemas e para a capacidade produtiva da região.

Foi com esse sentido estratégico e de sustentabilidade na gestão dos recursos naturais que foram feitos investimentos na Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Monte da Rocha, inaugurados em 2016. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Monte da Rocha, localizada no concelho de Ourique, destina-se à produção de água para fornecimento em alta aos municípios de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte dos municípios de Odemira e Mértola.

Tem sido com esse sentido de futuro que temos reiterado junto do governo, a importância da concretização da ligação da Barragem do Roxo à Barragem do Monte da Rocha, pelas possibilidades que abre em matéria de abastecimento para consumo humano, de utilização nas atividades produtivas do nosso Mundo Rural e de ampliação do perímetro de regadio.

Num tempo marcado por evidentes consequências das alterações climáticas, com expressão de fenómenos meteorológicos extremos, em especial, longos períodos de seca severa e seca extrema, impõe-se o redobrado uso racional dos recursos naturais existentes e a concretização das opções políticas que respondam ao presente e acautelem o futuro.

Neste tempo de preocupação pelos impactos da seca na sustentabilidade do abastecimento de água para consumo humano e nas atividades produtivas do nosso Mundo Rural, o Município de Ourique já saudou efusivamente o Governo, através do Senhor Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, pelo anúncio da obtenção de 260 milhões de euros de financiamento do Banco Europeu de Investimento para o reforço da aposta no regadio, do armazenamento de água e para o seu uso eficiente.

A concretização do projeto de ligação da barragem do Roxo à barragem do Monte da Rocha é uma grande notícia para Ourique e para o Baixo Alentejo. Uma notícia que significa sustentabilidade, boa gestão dos recursos naturais e futuro.

O Município de Ourique reuniu recentemente com o Senhor Presidente do Conselho de Administração da EDIA- Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A. para sublinhar a importância estratégica do investimento para Ourique e para o Sul do Baixo Alentejo, nas suas dimensões de abastecimento para consumo humano, reforço da capacidade produtiva e valorização do território. Nessa ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, teve a oportunidade de obter mais informação sobre o andamento de um projeto estruturante, fundamental para a afirmação de Ourique como terra de futuro.

Qualquer estratégia sustentada de desenvolvimento regional e de valorização de um território do Interior como o do Baixo Alentejo tem de passar também pela ampliação do perímetro de influência do sistema de fornecimento de água do Alqueva até aos Municípios do Sul do distrito de Beja, que confinam com a região do Algarve.

Qualquer ambição em contrariar a realidade das alterações climáticas, da desertificação, do abandono dos territórios e da insuficiente geração de fatores que contribuam para a fixação de população pressupõe o aproveitamento das oportunidades de valorização do potencial produtivo da região e das marcas da identidade do território.

É nesse sentido que se está a trabalhar, para dar mais futuro a Ourique e à Região.