Município de Alenquer

PT EN

Young Rural Makers | Participantes de sete países europeus recebem formação tecnológica em Aljustrel


19 de março 2018
Young Rural Makers | Participantes de sete países europeus recebem formação tecnológica em Aljustrel
Young Rural Makers | Participantes de sete países europeus recebem formação tecnológica em Aljustrel

Catorze participantes, de sete países (Portugal, França, Itália, Republica Checa, Roménia, Polónia e Turquia) encontram-se, desde o dia 12 de março, na freguesia de Messejana (Aljustrel) a desenvolver atividades relacionadas com a prototipagem rápida, modelação 3D e robótica criativa, no âmbito do projeto “Young Rural Makers.

Coordenado pela Associação Buinho (único fablab do Baixo Alentejo) e financiado pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação, o “Young Rural Makers” incide sobre a necessidade de formação jovem nos campos da criatividade e literacia tecnológica, com o intuito de formar trabalhadores juvenis, desenvolver novas metodologias de aprendizagem em educação não-formal e capacitar as organizações parceiras.

Durante esta ação, que vai decorrer até ao dia 20 de março, a Buinho vai proporcionar aos participantes a oportunidade única de montar a sua própria impressora 3D, bem como de desenhar e fabricar novos dispositivos educativos para posterior uso na instituição de origem. Os resultados deste projeto irão marcar presença especial na Mini Maker Faire do Alentejo, organizada pela ADRAL nos dias 11 e 12 de maio.

Em julho, irá decorrer, em Aljustrel, um intercâmbio jovem no qual participarão 36 jovens de diferentes nacionalidades, assim como 12 participantes do concelho. O propósito deste intercâmbio será estimular a troca de experiências, a multiculturalidade e o desenvolvimento de práticas de inovação social de base tecnológica.

O projeto “Young Rural Makers” conta com o apoio de um conjunto de parceiros do Concelho de Aljustrel que inclui a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Messejana e a Santa Casa da Misericórdia de Messejana.

 

Para mais informação, contactar: Buinho - Carlos Alcobia - info@buinho.pt - T: 918283288 - www.buinho.pt