Município de Alenquer

PT EN

Moura | Conselhos de Ação Social e de Educação desenvolvem estratégias


20 de abril 2018
Moura | Conselhos de Ação Social e de Educação desenvolvem estratégias
Moura | Conselhos de Ação Social e de Educação desenvolvem estratégias

A primeira reunião de 2018 do CLAS – Conselho Local de Ação Social de Moura realizou-se no dia 13 de abril, na Sala de Sessões do Município de Moura.

Este Conselho é constituído pela Câmara Municipal de Moura, Juntas de Freguesia do concelho de Moura, IPSS´s, Agrupamento de Escolas de Moura, Escola Básica Integrada de Amareleja, Escola Secundária e Escola Profissional de Moura, IEFP, Centro de Saúde de Moura, PSP e GNR, associações locais e outras entidades do concelho de Moura.

Este órgão local de ação social, que esteve desativado no ano transato, contou com cerca de 30 participantes e foi presidido pela Vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Lurdes Balola. Pretende este plenário debruçar-se sobre as políticas e estratégias de intervenção com impacto no concelho de Moura.

Para além da votação das atas das reuniões anteriores, foi emitido parecer favorável à alteração do projeto “Terra Gente” (CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Local) promovido pela Comoiprel, assim como parecer favorável à candidatura apresentada pela APPACDM de Moura para criação de uma Residência Autónoma. Na reunião foi ainda aprovada a validação do Diagnóstico Social e do PDS – Plano de Desenvolvimento Social, com o processo de atualização destes instrumentos de planeamento social até final do ano. A nova constituição de Núcleo Executivo foi apresentada e votada favoravelmente para dar início a uma nova fase de trabalho.

Ainda nesse dia, o CMEM – Conselho Municipal de Educação de Moura esteve também reunido, tendo os diversos representantes da área da educação, debatido e aprovado o Plano de Transportes Escolares do ano letivo 2018/2019. Em resultado da dinamização e articulação de ações com as entidades que constituem este Conselho foram constituídos dois grupos de trabalho, um para monitorização da Carta Educativa de Moura e outro para a prevenção do consumo de álcool nos jovens. Posteriormente, os estabelecimentos escolares apresentaram os resultados de avaliação dos 1.º e 2.º períodos letivos.

A Câmara Municipal de Moura e comunidade local mostraram o interesse em dinamizar estas estruturas municipais no sentido de envolver todos na criação de respostas e na melhoria do desenvolvimento social e sucesso educativo.