Município de Alenquer

PT EN

Águia-imperial-ibérica em Serpa


08 de agosto 2018
Águia-imperial-ibérica em Serpa
Águia-imperial-ibérica em Serpa

Fotografia de José Luís Barros

Serpa passou a integrar a restrita lista de concelhos em Portugal em que nidifica a emblemática Águia-imperial-ibérica, uma espécie criticamente ameaçada. O Projeto LIFE Imperial está a acompanhar este lento retorno a Portugal, e agora também a Serpa.

A Águia-imperial-ibérica é uma das espécies de águia mais ameaçadas do mundo. Esta ave, endémica da Península Ibérica, tem uma população mundial de 500 casais e destes apenas 15 se encontram em Portugal (em 2017). Em Portugal está classificada com criticamente ameaçada e globalmente é considerada vulnerável.

Esta classificação resulta do grande declínio que a Águia-imperial sofreu em toda a sua área de distribuição e que em Portugal culminou com o desaparecimento da população reprodutora entre o final da década de 70 e o início da década de 80. Apenas no ano de 2003 se voltou a confirmar a sua nidificação em Portugal e, desde então, a espécie tem vindo a colonizar lentamente o território nacional.

Em 2018, já em plena época reprodutora, foi confirmada a presença de um casal da espécie em Serpa. O acompanhamento ao longo da época de nidificação permitiu identificar em julho três crias quase prontas a voar. Este é um facto extraordinário pois representa uma expansão da presença da espécie para uma região entre duas áreas onde a espécie já está estabelecida, a região de Moura/Barrancos e a região do Vale do Guadiana/Castro Verde.

A decorrer desde de julho de 2014, o Projeto LIFE Imperial, coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza e apoiado pelo programa LIFE da União Europeia, tem contribuído para criar as condições para restabelecer a população nacional da Águia-imperial-ibérica, através de uma série de ações de conservação, como o controlo e a vigilância de ameaças nos ninhos, construção e reforço de ninhos e a implementação de medidas para o fomento de presas como o coelho-bravo.

O Projeto LIFE Imperial é uma parceria que com conta ainda com a participação do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), da TRAGSATEC, da EDP Distribuição, da Câmara Municipal de Castro Verde (CMCV), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), da SEO/BirdLife e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Para saber mais sobre a Águia-imperial-ibérica e o Projeto LIFE Imperial pode consultar www.lifeimperial.lpn.pt/pt.