Município de Alenquer

PT EN

Presidente da Câmara de Moura reuniu com profissionais de saúde


16 de agosto 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, recebeu no passado dia 8 de agosto uma representação da Ordem dos Enfermeiros e um grupo de profissionais do Serviço de Urgência Básica de Moura (SUB-Moura).

No encontro estes profissionais de saúde alertaram para diversos episódios, ocorridos no Serviço de Urgência Básica de Moura, que colocam em causa a qualidade dos cuidados prestados, bem como a segurança de utentes e técnicos.

Alguns dos exemplos que mais preocupações têm gerado tem a ver com o número de enfermeiros de serviço no SUB-Moura. De acordo com o Despacho 10319/2014 do Ministério da Saúde existem orientações quanto ao número destes profissionais que deverão estar ao serviço, e a sua redução na unidade de Moura pode colocar em causa a qualidade e a segurança dos cuidados a prestar às populações.

Recorde-se que este serviço de saúde dá resposta não só aos utentes do concelho de Moura mas também a utentes de outras localidades (pertencentes a concelhos limítrofes) como por exemplo Barrancos; Mourão; Granja; Pedrógão; entre outras.

Tendo em conta os problemas reportados, o Presidente da Câmara Municipal de Moura, solicitou, com carater de urgência, uma reunião com a Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Maria da Conceição Margalha, para que possam ser trocadas impressões sobres os problemas que afetam o Serviço de Urgência Básica de Moura.

Álvaro Azedo, Presidente do município mourense, entende que o Conselho de Administração da ULSBA deve desenvolver todos os esforços no sentido de dotar o SUB-Moura dos recursos humanos e técnicos que a legislação e orientações da DGS determinam para este tipo de unidade.