Município de Alenquer

PT EN

Câmara de Serpa investe cerca de 1 200 mil euros na Rede Museológica até 2021


06 de setembro 2018
Câmara de Serpa investe cerca de 1 200 mil euros na Rede Museológica até 2021
Câmara de Serpa investe cerca de 1 200 mil euros na Rede Museológica até 2021

O processo contínuo de salvaguarda do Património Cultural de Serpa, um dos principais atrativos turísticos do concelho, continua em marcha, numa das suas vertentes que é a valorização da rede museológica do município, na qual se prevê um investimento de cerca de 1 200 mil euros, no âmbito do atual quadro comunitário.

Depois de reabertas as portas do Museu Municipal de Arqueologia em março de 2016, o município de Serpa inicia uma nova fase de valorização e ampliação da rede museológica municipal, que se manterá até 2021.

Nesta nova fase a autarquia está a terminar a Galeria Municipal de Arte Contemporânea e já iniciou a requalificação do Museu Municipal de Etnografia.

A reabilitação e modernização do Museu Municipal de Etnografia de Serpa iniciou-se em julho e terá um investimento de 412 mil euros. A intervenção que deverá estar concluída no primeiro semestre de 2020, visa reabilitar e modernizar este museu, introduzindo melhorias no espaço, tornando-o mais funcional e acessível aos visitantes, sobretudo contribuindo para a implantação do conceito de turismo acessível.

Até ao final do ano a autarquia pretende iniciar a obra do Museu do Cante, estando prevista a sua conclusão para o próximo ano. Os passos seguintes serão o Museu do Queijo, a instalar no Mercado Municipal, e o Museu do Humor e do Absurdo.

A par destas intervenções, o município está a trabalhar na produção de conteúdos museológicos para os polos de Vila Verde de Ficalho, Vila Nova de São Bento, Vale de Vargo, Pias e Brinches, sendo que este avanço terá por base novas candidaturas a fundos comunitários no âmbito do próximo quadro de financiamentos.