Município de Alenquer

PT EN

Secretária de Estado da Cultura visita Museu Regional Rainha D. Leonor


31 de janeiro 2019
Secretária de Estado da Cultura visita Museu Regional Rainha D. Leonor
Secretária de Estado da Cultura visita Museu Regional Rainha D. Leonor

O Museu Regional Rainha D. Leonor transitou para a CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, aquando da integração do património da Assembleia Distrital de Beja nesta última entidade.

Deste o início do mandato da atual presidência da CIMBAL, a situação do Museu tem sido assunto prioritário, em articulação com o executivo da Câmara Municipal de Beja, de forma a encontrar a melhor solução para a gestão deste extraordinário equipamento cultural.

No seguimento de anteriores reuniões realizadas com as entidades oficiais do Ministério da Cultura, tivemos hoje a honra de receber no nosso Museu, a visita da Senhora Secretária de Estado da Cultura, Arquiteta Ângela Ferreira, que se deslocou a Beja para conhecer este magnífico acervo.

A Senhora Secretária de Estado informou que, no âmbito da parceria da Cultura estabelecida entre o Estado e o Novo Banco, até final do primeiro semestre, um conjunto de pinturas portuguesas do século XVII serão cedidas ao Museu Regional Rainha D. Leonor.

No final da visita, nas instalações da Câmara Municipal de Beja, realizou-se uma reunião onde ficou demonstrada a disponibilidade e vontade das entidades em presença, Secretaria de Estado da Cultura, Câmara Municipal de Beja e CIMBAL, em conjunto, de procurar a melhor solução para a gestão do Museu Regional Rainha D. Leonor, de forma a permitir a preservação, fruição e divulgação deste ímpar património do Baixo Alentejo.

A CIMBAL tendo perfeita consciência que não tem apetência, nem qualificações que lhe permitam valorizar este excecional equipamento, reconhece que, caso integre a rede de museus do Ministério da Cultura e tenha uma gestão equilibrada e partilhada com o Município de Beja, possibilitará com melhores condições, a sua proteção, valorização e uma maior divulgação, contribuindo desta forma para uma melhor preservação do património coletivo do Baixo Alentejo.