Município de Alenquer

PT EN

ALENTEJO MAYOR Exposição Fotográfica de Cabrita Nascimento


06 de setembro a 26 de outubro de 2022
ALENTEJO MAYOR  Exposição Fotográfica de Cabrita Nascimento
ALENTEJO MAYOR Exposição Fotográfica de Cabrita Nascimento

ALENTEJO MAYOR

Exposição Fotográfica de Cabrita Nascimento

BIBLIOTECA MUNICIPAL LUÍS DE CAMÕES - Município Alvito

6 de Setembro a 22 de Outubro 2022

As fotografias do projeto artístico “Alentejo Mayor” assentam numa investigação sobre a poesia, a ética e a estética da paisagem do Alentejo. Foram captadas em toda a vasta região, ao longo de vários anos. Foi um projeto pensado e meditado ao sabor do vagar do tempo alentejano.

Nestas fotos sugerimos comunicar um “cante” que emerge da terra, uma “canção da terra”, ou um solo dilacerante, uma ária melancólica, ou uma polifonia sagrada, que definem, cada uma à sua maneira, a beleza radical e única da terra transtagana.

O Alentejo é o coração do nosso mundo e o seus cantos ecoam, omnipresentes, por todos os seus “lugares poéticos” (uma estética horizontal que presta elogio à suprema elegância da simplicidade); podemos sentir esses “lugares”, através das suas múltiplas cores, na metamorfose das estações do ano, nas sua formas suaves e delicadas, nos seus desenhos geométricos, nos seus padrões encantadores, nas suas texturas expressivas…

Estas paisagens do Alentejo permanecem como sonhos, pois muitas destas fotos são já uma espécie de arqueologia da memória, uma vez que os seus terrenos foram, entretanto, inundados por culturas intensivas.

É imperativo que se protejam e preservem, os inestimáveis bens culturais imateriais, megalíticos, arqueológicos e arquitetónicos; que se proteja e preserve essa paisagem cultural excecional que é o montado de sobro e azinho; e que se proteja e preserve também a “beleza” das diversas culturas agrícolas da nossa “Dieta Mediterrânica” tradicional (base de uma das alimentações mais saudáveis do mundo, que tal como o “Cante Alentejano” também é Património da Humanidade).

Localização: