Município de Alenquer

PT EN

Webinar - CIMBAL - A Sociedade das Redes. Cada vez mais (des)ligados?


29 de junho 2020
Webinar - CIMBAL -   A Sociedade das Redes. Cada vez mais (des)ligados?
Webinar - CIMBAL - A Sociedade das Redes. Cada vez mais (des)ligados?

Webinar - CIMBAL -   A Sociedade das Redes. Cada vez mais (des)ligados?

Inscrições em:

 

 

segunda-feira, 06 julho 2020 | 21H00

Duração prevista: 60m

 

Orador: Dr. Joaquim Fialho

Analista de redes sociais

Doutorado e Mestre em Sociologia

Coordenador do Núcleo da Formação Profissionalna Delegação Regional do Alentejo do IEFP, I.P.

 

“Estamos presentemente a viver uma certa histeria coletiva com as redes sociais virtuais em que os seus utilizadores se apropriam das plataformas para momentos de exteriorização de conteúdos cuja classificação se situa entre um quadro de moderação e um quadro de irracionalidade patológica. Tenho, nos últimos tempos, refletido bastante sobre este tema do uso das plataformas de comunicação virtual, nomeadamente o comportamento dos seus utilizadores.”

 

In: Fialho, J. (2020). Redes Sociais. Como compreende-las?. Lisboa: Edições Sílabo

 

Joaquim Fialho. É analista de redes sociais. Doutorado e mestre em sociologia. Licenciou-se em Serviço Social (1998) e é quadro superior do Instituto do Emprego e Formação Profissional (1999-…).

Atualmente é coordenador do Núcleo da Formação Profissional na Delegação Regional do Alentejo do IEFP, I.P.

As suas principias linhas de investigação são as políticas públicas, formação profissional, análise de redes sociais, dinâmicas organizacionais, avaliação de projetos e construção de diagnósticos sociais. Tem participado como conferencista em vários eventos sobre redes sociais.

 

Coordenou o I e II Congresso Internacional de Redes Sociais, em 2017 e 2018. Tem colaborado em atividades docentes em vários estabelecimentos de ensino superior em Portugal (Universidade de Évora, Universidade Aberta, Instituto Piaget).

 

Entre as principais publicações que tem participado, destacam-se “Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casos Práticos e Procedimentos com UCINET”, “Formação profissional. Práticas organizacionais, políticas públicas e estratégias de ação”, “Diagnóstico Social. Teoria, metodologia e casos práticos”, “Prospetiva estratégica. Teoria, métodos e casos reais”, “Redes sociais. Para uma compreensão multidisciplinar da sociedade”. O seu mais recente livro “Redes Sociais. Como compreendê-las?” aborda as redes sociais nas sociedades pós-modernas.