Município de Alenquer

PT EN

Municípios do Baixo Alentejo reúnem com Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional – Ponto de situação COVID19


02 de fevereiro 2021
Municípios do Baixo Alentejo reúnem com Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional – Ponto de situação COVID19
Municípios do Baixo Alentejo reúnem com Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional – Ponto de situação COVID19

Foi efetuada também a apresentação do novo Coordenador de Saúde Pública do Baixo Alentejo, Mário Jorge Santos, e do novo Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Beja, Carlos Pica.

No dia 1 de fevereiro, com recurso a teleconferência, os autarcas do Baixo Alentejo reuniram com o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, responsável pela coordenação na região Alentejo, com o principal objetivo de efetuar um ponto de situação sobre a pandemia. Estiveram também presentes representantes da ULSBA, da Saúde Pública, da Segurança Social e da Proteção Civil.

 

Foi efetuada a apresentação do novo Coordenador de Saúde Pública do Baixo Alentejo, Mário Jorge Santos, e do novo Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Beja, Carlos Pica.

 

Por parte da ULSBA, foi realizado o balanço do Plano de Vacinação no Baixo Alentejo: até ao final do mês de janeiro, foram aplicadas mais de 6000 vacinas, nesta primeira fase, aos grupos prioritários (profissionais de saúde; trabalhadores e utentes das Estruturas Residenciais para Idosos e das Unidades de Cuidados Continuados). Durante o mês de fevereiro, serão disponibilizadas as “segundas tomas” a estes grupos e iniciar-se-á a segunda fase de vacinação, abrangendo já bombeiros voluntários e forças de segurança.

Nesta segunda fase da vacinação, os utentes serão contactados pelos serviços de Saúde e, em estreita colaboração com as autarquias, serão instalados postos de vacinação em cada concelho. Os municípios e freguesias deverão colaborar na instalação destas estruturas, sempre que as instalações dos Centros de Saúde concelhios não sejam adequadas (recorde-se que, após a toma da vacina, os utentes deverão ficar em observação, no mínimo, 30 minutos, acompanhados por médico) e no transporte das pessoas.

 

Efetuou-se o ponto de situação sobre os vários surtos epidemiológicos no território, com particular incidência nos que envolvem os idosos e a população migrante. A ULSBA reforçou os meios disponíveis no combate à pandemia, evidenciando o cansaço dos profissionais de saúde e a escassez de recursos humanos, considerando a dimensão da necessidade de resposta.

 

Ficou evidenciada a grande colaboração e total disponibilidade de todas as entidades: municípios, ULSBA, Saúde Pública, Segurança Social, Proteção Civil e todas as outras que, sob a coordenação do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional têm estado no combate a esta pandemia.