Município de Alenquer

PT EN

CIMBAL apresenta projeto “(Des)construir para a Economia Circular” aos municípios baixo alentejanos


22 de janeiro 2021
CIMBAL apresenta projeto “(Des)construir para a Economia Circular” aos municípios alentejanos
CIMBAL apresenta projeto “(Des)construir para a Economia Circular” aos municípios alentejanos

A sessão contou com a participação de eleitos, dirigentes e técnicos dos municípios e dos intervenientes dos parceiros responsáveis pelas diversas atividades

Realizou-se no dia 15 de janeiro, em formato digital através da plataforma Zoom, uma reunião de trabalho dos parceiros nacionais com os treze municípios do Baixo Alentejo.

Para além de ter sido efetuada a apresentação detalhada do projeto (Des)construir para a Economia Circular aos municípios, foram definidos os próximos passos para a recolha de informação necessária à implementação das atividades do projeto.

A sessão contou com a participação de eleitos, dirigentes e técnicos dos municípios, para além dos intervenientes dos parceiros responsáveis pelas diversas atividades.

 

O principal objetivo deste projeto, que nasceu no seio do Fórum da Economia Circular do Alentejo, é promover uma estratégia regional para a reutilização de produtos e componentes de construção, bem como a reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD), reduzindo assim o impacto ambiental da construção e promovendo a sua circularidade.

 

No âmbito do projeto, pretende-se elaborar regulamentos municipais de construção; guia de auditorias de pré-demolição e modelo de passaporte de materiais; um modelo matemático para otimizar a localização de instalações de armazenamento de RCD e envolver os agentes da região na criação de uma rede sustentável de processamento, distribuição e comercialização de RCD.

 

Sendo a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo a promotora, conta também com o apoio da CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e tem como parceiros: LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia; FCT NOVA - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa; Instituto Politécnico de Portalegre - Laboratório de Economia Circular do Alentejo; Resialentejo, EIM; Smart Waste Portugal; RDF Construções, Lda.; Cercibeja; International Development Norway (Noruega); National Centre for Sustainable Production and Consumption (Roménia) e ENVIROS, s.r.o. (República Checa)