Município de Alenquer

PT EN

Castro Verde, Moura, Serpa, Vidigueira passam a integrar a Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”


01 de julho 2021
Castro Verde, Moura, Serpa, Vidigueira passam a integrar a Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”
Castro Verde, Moura, Serpa, Vidigueira passam a integrar a Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”

Castro Verde, Moura, Serpa, Vidigueira juntam-se a Alvito na Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho ou Coworking no Interior

A Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho ou Coworking no Interior entrou hoje na sua 2ª fase, com a adesão da área governativa da Modernização do Estado e da Administração Pública (garantindo que os trabalhadores com vínculo de emprego público frequentam estes espaços de forma gratuita) e com o alargamento do número de municípios onde estarão disponíveis estes espaços, passando a Rede a integrar um total de 88 municípios.

 

Os espaços, disponibilizados pelos municípios, vão estar devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à internet e vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação. Vão localizar-se em zonas centrais, próximas de serviços, espaços culturais ou equipamentos destinados à prática de desporto.

 

As câmaras municipais serão responsáveis pela divulgação destes espaços, através das respetivas páginas e redes sociais, publicando fotografias ou vídeos, para permitir a realização de visitas virtuais por parte de eventuais interessados, bem como toda a informação relativa às características do espaço, condições de utilização, calendário anual, horário de utilização e custo associado, quando aplicável.

 

O Governo compromete-se, através das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), a considerar a disponibilização de fundos europeus para, quando necessário, apoiar a contratação e a mobilidade de trabalhadores e comparticipar a adaptação física destes espaços, incluindo a aquisição de mobiliário ou equipamento informático.

 

A Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho e Coworking, criada pelas áreas governativas da Coesão Territorial-Valorização do Interior, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, integra o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), contribui para a fixação e atração de pessoas e empresas, diminui a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica, e melhora a qualidade de vida das populações do Interior, promovendo a conciliação entre vida profissional e familiar, em alinhamento com os objetivos preconizados no Programa de Valorização do Interior.

 

A adesão da área governativa da Modernização do Estado e da Administração Pública otimiza e amplia a utilização e funcionalidade desta Rede Nacional, estando prevista a gratuitidade para os funcionários públicos que frequentem os espaços.

 

São 31 os novos Municípios que passam a integrar a Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”: 2 no Norte, 10 no Centro, 16 no Alentejo e 3 no Algarve.

 

Na região Norte: Baião, Celorico de Basto

 

Na região Centro: Oleiros, Góis, Penacova, Tábua, Vila Nova de Poiares, Guarda, Sabugal, Pinhel, Sátão, São Pedro do Sul

 

Na região Alentejo: Odemira, Serpa, Vidigueira, Chamusca, Coruche, Castelo de Vide, Avis, Crato, Elvas, Fronteira, Nisa, Borba, Moura, Gavião, Viana do Alentejo, Castro Verde

 

Na região Algarve: Lagos, Aljezur, Vila do Bispo

 

Já integravam a primeira fase da Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global” 57 municípios: 18 no Norte, 23 no Centro, 3 no Alentejo e 11 no Algarve.

 

Na região Norte: Amares, Arcos de Valdevez, Bragança, Cinfães, Macedo de Cavaleiros, Melgaço, Miranda do Douro, Mirandela, Monção, Mondim de Basto, Paredes de Coura, Terras de Bouro, Valpaços, Vila Flor, Vila Nova de Cerveira, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde e Vimioso

 

Na região Centro: Abrantes, Aguiar da Beira​, Alvaiázere, Ansião, Carregal do Sal, Castelo Branco, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Góis, Idanha-a-Nova, Mação, Oliveira do Hospital, Ourém, Penamacor, Penela, Proença-a-Nova, Sátão, Santa Comba Dão, Sever do Vouga, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha e Vouzela


Na região Alentejo: Alter do Chão, Alvito, e Vendas Novas

 

Na região Algarve: Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira

 

Juntamos em anexo a lista com os links de acesso dos municípios que integram atualmente a Rede “Teletrabalho no Interior. Vida Local, Trabalho Global”.