Município de Alenquer

PT EN

Quarta jornada das reuniões técnicas dos grupos de trabalho do projeto FIREPOCTEP


01 de julho 2022
Quarta jornada das reuniões técnicas dos grupos de trabalho do projeto FIREPOCTEP
Quarta jornada das reuniões técnicas dos grupos de trabalho do projeto FIREPOCTEP

A CIMBAL esteve representada na quarta jornada das reuniões técnicas dos grupos de trabalho do projeto FIREPOCTEP, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do lnterreg V A Espanha-Programa Portugal (POCTEP) 2014-2020.

A quarta jornada das reuniões técnicas dos grupos de trabalho realizou-se em Vigo nos dias 29 e 30 de junho de 2022.

O primeiro dia teve como objetivo fazer um ponto de situação das diversas atividades em execução e próximos passos. O segundo dia focou-se na jornada de campo com visita às áreas afetadas pelos fogos de outubro de 2017 em Chandebrito e a visita à Área Piloto 4 do projeto.

Os principais objetivos do FIREPOCTEP são identificar as Zonas Estratégicas de Gestão por forma a minimizar o risco e impacto dos grandes incêndios, através de uma gestão integral da paisagem em face das alterações climáticas globais, fomentar a intervenção pública e privada, mediante experiências piloto no âmbito da Economia Verde Circular e da investigação de novas oportunidades de mercado e educar a população rural fixa e ocasional sobre o risco dos grandes incêndios florestais, identificar boas práticas preventivas e promover a autoproteção e capacitar e equipar os operacionais transfronteiriços na prevenção e combate aos incêndios.

Este projeto junta vinte e um parceiros, de Portugal e Espanha, nomeadamente Instituições do Ensino Superior, Autarquias, Comunidades Intermunicipais e Agências de Energia e Ambiente.

 

@firepoctep @poctep