Município de Alenquer

PT EN

PROJETO (DES)CONSTRUIR REÚNE MUNICÍPIOS E PARCEIROS EM PRAGA


06 de outubro 2022
PROJETO (DES)CONSTRUIR REÚNE MUNICÍPIOS E PARCEIROS EM PRAGA
PROJETO (DES)CONSTRUIR REÚNE MUNICÍPIOS E PARCEIROS EM PRAGA

O projeto (Des)construir para a Economia Circular, promovido pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, realizou uma reunião de trabalho em Praga, nos dias 21 e 22 de setembro, com todos os seus parceiros nacionais e internacionais.

Este encontro, organizado pelo parceiro FCT NOVA – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, teve como objetivo fazer uma avaliação global do projeto, com apresentações de casos de boas práticas na reutilização de produtos e componentes de construção de países parceiros e a realização de dinâmicas de grupo colaborativas. Foi ainda possível realizar uma saída de campo às instalações do “Research Centre UCEEB” (University Centre of Energy Efficient Buildings).

No encontro marcaram presença a equipa técnica da CIMBAL, técnicos e autarcas dos municípios do Baixo Alentejo, bem como representantes das restantes entidades parceiras nacionais e internacionais, a saber: LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia; Instituto Politécnico de Portalegre – Laboratório de Economia Circular do Alentejo; Resialentejo, EIM; Smart Waste Portugal; RDF Construções, Lda.; Cercibeja; International Development Norway (Noruega); National Centre for Sustainable Production and Consumption (Roménia) e ENVIROS, s.r.o. (República Checa).

O projeto (Des)construir para a Economia Circular tem como principal objetivo promover uma estratégia regional para a reutilização de produtos e componentes de construção, bem como a reciclagem de resíduos de construção e demolição (RCD), reduzindo assim o impacto ambiental da construção e promovendo a sua circularidade, sendo promovido pela CIMBAL e apoiado pelo mecanismo de financiamento EEA Grants.