Município de Alenquer

PT EN

CIMBAL promove Exposição “Arquivos, Uma Memória Viva”


28 de novembro 2022
CIMBAL promove Exposição “Arquivos, Uma Memória Viva”
CIMBAL promove Exposição “Arquivos, Uma Memória Viva”

A CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo vai promover, ao longo dos próximos meses, a Exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” pelos 13 municípios do Baixo Alentejo. Esta exposição tem como principal objetivo dar a conhecer o espólio que cada arquivo da região tem à sua guarda, divulgando a sua existência com uma mostra dos documentos mais relevantes do seu acervo arquivístico, enquanto testemunhos de acontecimentos marcantes da história e da vida de cada comunidade.

Os arquivos constituem a memória viva de uma comunidade, de uma região e de um país!

São fontes de informação fidedignas, evidências da História e permitem-nos viajar no tempo. Percebermos o que fomos, como e porque somos assim, e através da nossa identidade podermos afirmarmo-nos seguros na construção do futuro são algumas das razões que levaram a CIMBAL e a Rede de Arquivos Municipais a promover esta iniciativa.

A Exposição “Arquivos, Uma Memória Viva” inicia a sua itinerância pelo Baixo Alentejo no próximo dia 28 de novembro de 2022, pelas 16h00, no Pavilhão Multiusos, em Mértola.

 

A Exposição tem como Curador o Professor Florival Baiôa Monteiro, é promovida pela CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo com o apoio da Rede de Arquivos Municipais da CIMBAL e é cofinanciada pelo Alentejo 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.