Como é tradição, a Câmara Municipal de Moura, em conjunto com outras entidades, promove por estes dias diversas atividades para assinalar a data.
De 23 a 26, a população do concelho poderá usufruir de um programa que apresenta iniciativas tradicionais (os mastros, as marchas, as janelas floridas), culturais (o lançamento de um livro e a inauguração de uma exposição) e desportivas (a realização da Manhã dos Campeões).
As comemorações iniciam-se a 23 de junho, com o concurso de mastros, em todo o concelho. Comissões de festas, associações e coletividades competem para conseguir o 1.º prémio dos mastros de São João.
A 24, o dia feriado, o programa tem início às 09:00 na Praça Sacadura Cabral, com a oferta de vasos de flores à população. Segue-se a apresentação das Janelas Floridas dos Paços do Concelho, um projeto desenvolvido pelas crianças dos Ateliers de Verão 2016. Ainda durante a manhã realiza-se a visita às Ruas Floridas de Moura. De tarde, às 16:30, tem lugar o lançamento do livro “Santa Casa da Misericórdia de Moura 1502 – 2014”, de José António de Oliveira Correia, no Conservatório Regional do Baixo Alentejo – secção de Moura. Às 18:00, no Jardim Dr. Santiago, é inaugurada a exposição de António Vasconcelos da Lapa. À noite, a partir das 22:00, a Praça de Touros de Moura acolhe o 15.º Festival de Marchas Populares.
No dia 25 continuam as comemorações, com as marchas a desfilarem no campo das Cancelinhas, em Amareleja, às 21:30. Também nessa noite voltam a realizar-se os mastros, em todo o concelho.
No domingo, 26, o programa do Feriado Municipal termina com a Manhã dos Campeões, às 11:30, no Jardim Dr. Santiago. Esta iniciativa, da Câmara Municipal de Moura, tem como objetivo homenagear todos os atletas do concelho que, na época 2015/2016, se sagraram campeões nas respetivas modalidades.