Município de Alenquer

PT EN

Entidades Parceiras


  • USB - União de Sindicatos do Distrito de Beja
  • ULSBA - Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo

    A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE integra o Hospital José Joaquim Fernandes (Beja), o Hospital de São Paulo(Serpa) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Alentejo (Unidade de Saúde Pública e todos os centros de saúde do distrito de Beja, com excepção do Centro de Saúde de Odemira), incluindo perto de 70 Extensões de Saúde. 

    A ULSBA conta ainda com a colaboração de cerca de 1.750 profissionais que dão o seu melhor, dia após dia, pela sua Saúde! 

    http:www.hbeja.min-saude.pt

  • Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado

     

    Terras Dentro nasceu em Alcáçovas no ano de 1991. Deram-lhe origem a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e um grupo de cidadãos empenhados no desenvolvimento da sua terra.

    A Terras Dentro trabalha de forma integrada e reconhecida nas seguintes áreas: Empreendedorismo e Animação Territorial (GAL Terras Dentro - PRODER); Educação e Formação (entidade formadora acreditada pela DGERT); Ambiente (ONGA - entidade equiparada a organização não governamental de ambiente); Solidariedade (IPSS - instituição particular de solidariedade social); Cooperação para o Desenvolvimento(ONGD - organização não governamental para o desenvolvimento).

    É entidade reconhecida de UTILIDADE PÚBLICA, desde 1997.

    Site: www.terrasdentro.pt

  • Rota do Guadiana - Associação de Desenvolvimento Integrado

     

    Rota do Guadiana – Associação de Desenvolvimento Integrado é uma entidade privada sem fins lucrativos constituída por cerca de 60 associados, dos quais 12 são sócios coletivos

    Criada em 1992, assume-se ela própria como uma iniciativa de desenvolvimento local, construída com base em parcerias locais e interinstitucionais, de que são exemplo Autarquias Locais, Escolas Profissionais, Associações de Desenvolvimento, IPSS's, Coletividades Recreativas e Culturais, etc. .

    Site: www.rotaguadiana.org

  • NERBE/AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral

    Fundado em 1987 o NERBE – Núcleo Empresarial da Região de Beja surgiu face à necessidade sentida, por um grupo de empresários do Distrito de Beja, da existência de um estrutura que defendesse os interesses específicos da indústria regional.

    Com sede em Beja, funcionou inicialmente como delegação da AIP e tendo como objetivos, promover o desenvolvimento económico da região e, fortalecer o tecido empresarial do distrito de Beja.

    Em 1 de janeiro de 1991, após alguns anos de intensa atividade e experiência acumulada como delegação da AIP, o NERBE passou a ser uma associação regional dotada de personalidade jurídica. Mais tarde a 11 de agosto de 1992, foi reconhecida pelo senhor Primeiro Ministro Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva como pessoa coletiva de utilidade pública e em 29 de Abril de 1994 a Câmara Municipal de Beja atribui-lhe a medalha de Mérito Municipal.  

    A 6 de maio de 1998 em Assembleia Geral Extraordinária, o NERBE decidiu proceder à alteração dos seus Estatutos passando a partir daí, a designar-se por NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral.

    Site: www.nerbe.pt

  • IPBeja - Instituto Politécnico de Beja

    O Instituto Politécnico de Beja é uma instituição de ensino superior ao serviço da sociedade, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, concentrado especialmente em formações vocacionais e em formações técnicas avançadas, orientadas profissionalmente e incentivando a formação ao longo da vida.

    Site:www.ipebeja.pt

  • FAABA - Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo

    A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo foi constituída em janeiro de 2004 com a missão de reforçar o associativismo regional construído a partir das bases. Tem como objeto defender os interesses das associações filiadas perante os poderes públicos e instâncias comunitárias, bem como outras organizações nacionais e internacionais. Para tal, a Federação promoverá as ações consideradas necessárias que conduzam ao conhecimento da atividade económica dos membros das associações federadas e à divulgação de normas relativas às disciplinas da produção, da qualidade e da comercialização de produtos.

    Site: www.faaba.net

  • ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste

     

    Do Projeto Experimental de Formação para o Desenvolvimento de Micro-Regiões Rurais (Messejana - 87/90) à Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.

    A Esdime tem por objetivo apoiar e potenciar o desenvolvimento integrado e participado do Alentejo Sudoeste integrando os vetores económico, social e cultural

    Site: www.esdime.pt

  • ERT - Turismo Alentejo

     

    A Turismo do Alentejo, E.R.T. tem por missão a valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas da respetiva área regional de turismo, a sua promoção no mercado interno alargado, compreendido pelo território nacional e transfronteiriço com Espanha, bem como a gestão integrada do destino no quadro do desenvolvimento turístico regional, de acordo com as orientações e diretrizes da política de turismo definida pelo Governo e os planos plurianuais da administração central e dos municípios que a integram.

    Site: www.visitalentejo.pt

  • EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva

     

    Contribuindo para o desenvolvimento, não só da região, mas também do País, a EDIA, enquanto Empresa gestora do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e responsável por um instrumento relevante para dinamização da economia, posiciona-se como uma referência estratégica.

    Até ao encerramento das comportas da barragem de Alqueva, e consequente enchimento da sua albufeira, a EDIA afirmou-se como a Empresa garante da construção das infraestruturas.

    Consciente do papel que assumia na região e com o objetivo de associar às infraestruturas do Projeto de Alqueva polos de desenvolvimento, apostou na perspetiva empresarial na sua orientação.

    Hoje a EDIA é reconhecida a nível nacional e, também além-fronteiras, como uma Empresa sólida e estratégica para a promoção do projeto, rentabilizando-o na sua componente agrícola; para a promoção da região, enquanto zona de referência para novos investimentos; para o estabelecimento de pontes facilitadoras entre investidores e empresários locais, tendo em vista parcerias em diversas áreas de negócio, para além de ser responsável direta pela conceção, construção e exploração das infraestruturas que estão afetas ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

    Site: www.edia.pt