O Município de Ourique congratula-se com a formalização da abertura do mercado chinês à carne de porco portuguesa, concretizada hoje pelos Ministérios da Agricultura de Portugal e da República Popular da China.
Trata-se de mais um importante mercado aberto à capacidade de produção e de criação do nosso Mundo Rural, num processo exigente e moroso, em que a mobilização do governo português, das autarquias e dos representantes do setor em muito contribuíram para o resultado final agora alcançado.
Há muito que o Município de Ourique em parceria com o setor desenvolve uma estratégia de afirmação da fileira do porco alentejano e de outras atividades de produção e de criação permitidas pela excelência do nosso território.
As autoridades chinesas são muito exigentes da perspetiva higiénico-sanitária, pelo que o processo de acessibilidade ao mercado implicou a realização de várias visitas de verificação dos locais de produção. Segundo o governo português, o diálogo com a China vai continuar agora para permitir exportação de fruta, como os citrinos, uvas, maçãs e peras, mas também para mel, cavalos e produtos transformados de carne de porco, como enchidos.
O Município de Ourique saúda o Ministério da Agricultura, a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano e o Deputado à Assembleia da República Pedro do Carmo pelo esforço desenvolvido na defesa desta fileira do mundo rural que contribui para a valorização das economias locais e dos territórios do Interior. Foi mais um dos relevantes bloqueios que foi superado, a bem dos produtores e da economia nacional. Mais um passo numa parceria positiva de erradicação dos bloqueios à afirmação das nossas capacidades produtivas no Baixo Alentejo e de construção de soluções para o Mundo Rural e para o futuro.
Também a bem de Ourique Capital do Porco Alentejano.