Necessidades Educativas Especiais (NEE) - Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas
14 horas
Nível II
Datas Previstas para realização: 16 e 17 de abril de 2025
Objetivos:
Este curso tem como objetivo capacitar profissionais da educação para o acompanhamento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), proporcionando-lhes conhecimentos e competências essenciais para uma intervenção eficaz. Pretende-se que os participantes desenvolvam estratégias que favoreçam a compreensão, o apoio e a promoção do sucesso educativo destes alunos, assegurando a inclusão e a igualdade de oportunidades no ambiente escolar.
Fundamentação:
No contexto da educação inclusiva, é essencial que os profissionais da área estejam preparados para compreender, apoiar e promover o sucesso educativo de todos os alunos, incluindo aqueles com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Esta ação foi concebida para capacitar os profissionais da educação a desempenharem um papel fundamental na criação de ambientes escolares verdadeiramente inclusivos, assegurando a igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Através do desenvolvimento de uma compreensão aprofundada, do incentivo à colaboração e da aplicação de estratégias pedagógicas inclusivas, esta ação pretende contribuir para uma educação mais equitativa, enriquecedora e acessível a todos.
Programa:
- Introdução às Necessidades Educativas Especiais
- Definição de NEE e enquadramento legal
- Categorias de NEE
- Princípios da inclusão educativa
- Crianças com transtornos neurológicos
- Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
- Caraterização da PEA
- Estratégias de comunicação e formas de atuação
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
- Caraterização da PHDA
- Estratégias de comunicação e formas de atuação
- Colaboração com família e professores
- Estudos de Caso e Prática
- Aplicação prática das estratégias aprendidas
- Discussões em grupo e partilha de experiências
