Município de Alenquer

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Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos


Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos
Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos

 

21 horas

Nível II

Datas Previstas para realização:  26 a 28 de maio de 2025

 

Objetivos:

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de perceber a importância do conflito nas relações, reconhecer os diferentes tipos de conflito, identificar as causas mais comuns, e conhecer as melhores abordagens para enfrentá-los. Serão ainda capazes de avaliar a utilidade e a ineficácia de certas estratégias, lidar com o conflito através de dois vetores principais: assertividade e cooperação, e entender as consequências do conflito, distinguindo entre ganhar e perder. Além disso, irão compreender as atitudes essenciais para uma gestão eficaz de conflitos, reconhecer as diversas fases do processo de gestão de conflitos, perceber a importância da negociação e identificar atitudes a evitar, bem como as mais frequentes na gestão de conflitos. Por fim, aprenderão a reconhecer reações que indicam frustração em relação ao resultado de um conflito.

  

  

 

Fundamentação:

O modo como nos relacionamos no contexto de trabalho é cada vez mais crucial numa sociedade moderna e competitiva. É fundamental melhorar a comunicação interpessoal nas equipas das Câmaras Municipais, promovendo o sentido de responsabilidade e colaboração, ao mesmo tempo que se identificam e evitam atitudes prejudiciais na gestão de conflitos.

 

 

 Programa:

  1. A Comunicação como Instrumento das Relações Interpessoais:
    1. Comportamentos verbais e não-verbais e o seu impacte relacional;
    2. Atitudes de comunicação;
    3. As técnicas de escuta ativa.
  2. Gestão das Relações de Força da Interação Social:
    1. Os quatro padrões comportamentais de relacionamento;
    2. Importância da assertividade no contexto profissional;
    3. Desenvolvimento da assertividade no local de trabalho – técnicas a utilizar.
  3. Abordagem Genérica do Conflito:
    1. Conflitos: classificação, causas e diagnósticos;
    2. Métodos gerais de gestão do conflito.
  4. Prevenção e Resolução da Conflitos:
    1. Diretrizes para a prevenção do conflito;
    2. Os cinco posicionamentos ou estratégias de gestão de conflitos;
    3. Controlo de conflitos: comportamentos de resposta adequados;
    4. Gestão da comunicação no conflito – diretrizes para a construção do consenso

 

 

 

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