Relacionamento Interpessoal e Gestão de Conflitos
21 horas
Nível II
Datas Previstas para realização: 26 a 28 de maio de 2025
Objetivos:
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de perceber a importância do conflito nas relações, reconhecer os diferentes tipos de conflito, identificar as causas mais comuns, e conhecer as melhores abordagens para enfrentá-los. Serão ainda capazes de avaliar a utilidade e a ineficácia de certas estratégias, lidar com o conflito através de dois vetores principais: assertividade e cooperação, e entender as consequências do conflito, distinguindo entre ganhar e perder. Além disso, irão compreender as atitudes essenciais para uma gestão eficaz de conflitos, reconhecer as diversas fases do processo de gestão de conflitos, perceber a importância da negociação e identificar atitudes a evitar, bem como as mais frequentes na gestão de conflitos. Por fim, aprenderão a reconhecer reações que indicam frustração em relação ao resultado de um conflito.
Fundamentação:
O modo como nos relacionamos no contexto de trabalho é cada vez mais crucial numa sociedade moderna e competitiva. É fundamental melhorar a comunicação interpessoal nas equipas das Câmaras Municipais, promovendo o sentido de responsabilidade e colaboração, ao mesmo tempo que se identificam e evitam atitudes prejudiciais na gestão de conflitos.
Programa:
- A Comunicação como Instrumento das Relações Interpessoais:
- Comportamentos verbais e não-verbais e o seu impacte relacional;
- Atitudes de comunicação;
- As técnicas de escuta ativa.
- Gestão das Relações de Força da Interação Social:
- Os quatro padrões comportamentais de relacionamento;
- Importância da assertividade no contexto profissional;
- Desenvolvimento da assertividade no local de trabalho – técnicas a utilizar.
- Abordagem Genérica do Conflito:
- Conflitos: classificação, causas e diagnósticos;
- Métodos gerais de gestão do conflito.
- Prevenção e Resolução da Conflitos:
- Diretrizes para a prevenção do conflito;
- Os cinco posicionamentos ou estratégias de gestão de conflitos;
- Controlo de conflitos: comportamentos de resposta adequados;
- Gestão da comunicação no conflito – diretrizes para a construção do consenso
