Turismo e Marketing Territorial
21 horas
Nível III
Datas Previstas para realização: 7, 8 e 9 de outubro de 2025
Objetivos:
O curso, baseado em casos práticos, tem como objetivo reforçar o conhecimento de profissionais das áreas do turismo, marketing, gestão empresarial e autárquica, entre outras. Visa aprofundar a compreensão das potencialidades turísticas dos territórios onde atuam e capacitar os participantes para desenvolverem estratégias eficazes de planeamento, dinamização e promoção.
Fundamentação:
Num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, onde não só as empresas, mas também os territórios disputam relevância, o turismo tornou-se um fator-chave para impulsionar a competitividade regional. Assim, compreender as oportunidades e desafios de cada território e desenvolver estratégias alinhadas com os princípios do marketing territorial são hoje elementos essenciais para promover um desenvolvimento sustentável e duradouro.
Programa:
1. O Turismo:
1.1. Principais Conceitos;1.2. História;1.3. O Turismo e a Atividade Económica;1.4. Tipos de Turismo;1.5. Tendências;1.6. Constrangimentos;1.7. Motivações;1.8. Produtos Turísticos;1.9. Eventos e Turismo;1.10. Inovação;1.11. Turismo Acessível;1.12. Turismo e Desenvolvimento Sustentável;1.13. A COVID-19 e o (novo) futuro;1.14. Co-criação de experiências turísticas;1.15. Strorytelling Marketing;
2. O Território:
2.1. O Território no Turismo;2.2. Organização do Turismo em Portugal;2.3. Distribuição espacial do turismo português;2.4. DMO’s;2.5. Redes;2.6. Fontes Estatísticas no Turismo;2.7. Elementos de Avaliação no Turismo;2.8. O reconhecimento do sucesso;
3. Marketing, Marketing Turístico e Marketing Territorial:
3.1. Marketing;3.2. Marketing Turístico:
3.2.1. Definição e conceitos;3.2.2. Organização do Sistema Turístico;3.2.3. Objetivos do Marketing Turístico;3.2.4. A qualidade no Turismo;3.2.5. Satisfação do consumidor;3.2.6. Marketing Relacional;
3.3. Marketing Territorial:
3.3.1. Conceitos;3.3.2. O Poder Local no Marketing Territorial;3.3.3. A marca das cidades;3.3.4. Planeamento de Marketing Territorial;3.3.5. Branding;3.3.6. Análise de casos práticos.
