Reorganização de Reservas Técnicas
21 horas
Nível III
Datas Previstas para realização: 20, 21 e 22 de outubro de 2025
Objetivos:
No final do curso, os formandos deverão refletir sobre os vários modelos de reserva, estabelecer critérios de organização de reservas, avaliar a adequação da reserva ao acervo, compreender e prever aspetos práticos de utilização da reserva, compreender a importância de uma reserva funcional na gestão do acervo, identificar e caracterizar os materiais de acondicionamento e sistemas de armazenamento, definir e implementar metodologias de marcação de bens culturais, planear ações de limpeza e manutenção de reserva, compreender a importância da monitorização das condições de reserva.
Fundamentação:
No âmbito das Redes de Museus, propomos a ação de formação “Reorganização de Reservas Técnicas”. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão. Símbolo de qualidade, de profissionalismo e de rigor na prática museológica, a Rede Portuguesa de Museus promove a valorização de cada museu que a integra e, simultaneamente, sustenta a sua força estratégica no conjunto dos museus que a constituem.
Programa:
1. Conceitos e princípios de intervenção na área técnica/reserva das unidades museológicas;2. Importância da autoavaliação prévia à intervenção no espaço;3. Critérios para a constituição de uma equipa de trabalho;4. Tipologias de reservas e planos de ação adequados;5. A importância da conservação preventiva nas áreas de reserva.
