Município de Alenquer

PT EN

Mértola


Nas últimas três décadas a investigação histórico-arqueológica tem sido uma constante no Concelho de Mértola, facto demonstrado nos projectos museológicos, na qualidade e quantidade de publicações, no desenvolvimento de exposições temporárias e itinerantes sobre temáticas diversas e na realização de conferências e colóquios a nível nacional e internacional. Sempre em articulação com a Autarquia, o Campo Arqueológico de Mértola tem desenvolvido um importante trabalho de investigação que tem como base a arqueologia e a história, em estreita articulação com a comunidade e com o território.


Património Arqueológico

 

Conhecido pelas edificações de grande monumentalidade e com elevado valor histórico-cultural como o Castelo, a Igreja Matriz, o Convento de S. Francisco ou a Torre Couraça o concelho de Mértola conserva, igualmente, um conjunto de núcleos habitacionais de grande importância, onde a arquitectura e as técnicas de construção tradicional em taipa predominam, como é o caso das aldeias mineiras da Mina de S. Domingos e Pomarão. Muitas outras construções merecem destaque como os moinhos de vento e água.


Património Construído

 

A beleza agreste das serranias do vale do Guadiana contrasta com as planícies onde rebanhos de ovelhas pastam vagarosamente. Nestes ecossistemas é possível encontrar um alargado número de espécies animais e vegetais, onde se destaca o francelho das torres, o gato bravo e peixes com a lampreia e o saramugo. Toda esta diversidade biológica e paisagística esteve na origem da criação do Parque Natural do Vale do Guadiana em 1995.


Parque natural