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Fórum Participativo Online: ‘Mercado Halal: resiliência do mercado às novas tendências do turismo'


26 de outubro 2020
Fórum Participativo Online: ‘Mercado Halal: resiliência do mercado às novas tendências do turismo'
Fórum Participativo Online: ‘Mercado Halal: resiliência do mercado às novas tendências do turismo'

Durante este evento, a diretora do Instituto Halal, Isabel Romero, apresentará as chaves para obter a certificação halal ou se adaptar aos critérios amigáveis aos muçulmanos

Fórum Participativo Online: ‘Mercado Halal: resiliência do mercado às novas tendências do turismo' - 29 DE OUTUBRO| 11H (PT)

Quais são exatamente os critérios conhecidos como “amigável aos muçulmanos”? É muito difícil adaptar uma empresa a esses critérios para se abrir a esse mercado em constante crescimento? Como se diferencia uma empresa amigável aos muçulmanos de outra que obteve a certificação halal? Essas questões são algumas das mais frequentes quando se discute a oportunidade de os empresários se abrirem ao mercado muçulmano, um setor em crescimento que pode trazer grandes benefícios para quem se adaptar a ele. Assim, a Fundação Tres Culturas, que lidera o projeto europeu 'Mercado Halal: resiliência do mercado às novas tendências do turismo', optou por dedicar a este tema o primeiro dos fóruns participativos desta iniciativa, um encontro que será desenvolvido online no dia 29 de outubro e tem como objetivo esclarecer conceitos para envolver os principais agentes.

Para atingir esses objetivos teremos uma palestrante excepcional, Isabel Romero, diretora geral do Instituto Halal, com sede em Córdoba, entidade encarregada de certificar bens e serviços adequados ao consumo na Espanha, Portugal, México e resto da América Latina. dos muçulmanos. Com quase 20 anos de experiência e cerca de 500 clientes (incluindo grandes empresas como Repsol ou Nestlé e hotéis de 5 estrelas como o Hotel Mandarín), o Instituto dedica-se a promover um desenvolvimento normalizado do mercado halal na Europa e América Latina através através da articulação de iniciativas, ações e projetos que favoreçam a integração do estilo de vida halal, conceito global que significa 'permitido, autorizado, saudável, ético ou não abusivo' e, portanto, benéfico para o ser humano , animais e proteção ambiental. Na verdade, a sua marca Halal Guarantee é a mais reconhecida na Espanha no mundo.

Por sua vez, Isabel Romero é uma autoridade nesta área. Fundadora do Instituto Halal do Conselho Islâmico em 1996 e Presidente do Conselho Islâmico de 2013 até à atual data, Isabel Romero também é membro da Rede Internacional de Empreendedores promovida pelo Presidente Barack Obama (Global Entrepreneurs Summit 2010) e da World Economic Forum Foundation (WIEF ) que promove o conceito de Economia Islâmica no mundo, participando como palestrante em eventos em Astana (Cazaquistão), Londres, Dubai (Emirados Árabes Unidos) ou Seul (Coreia do Sul). Foi também reconhecida entre as 100 mulheres mais influentes na economia e negócios islâmicos por WOMANi (Dubai, 2019).

A direção do Instituto Halal será apresentada por Jesús Reina, director-geral da Mercacórdoba (Mercados Centrais Abastecedores de Córdoba), entidade parceira deste projecto em conjunto com a CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) e o NERBE / AEBAL (Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Costa).

Durante este encontro conheceremos também experiências de sucesso, como a do Hotel Costa del Sol (Torremolinos, Málaga), com certificação halal, da qual falará o seu diretor, Julio García Serón. Por se tratar de um fórum participativo, está aberto a todas as pessoas, empresas ou instituições que desejem participar, basta increver-se no  site do projeto (http://mercadohalal.tresculturas.org/) e receberá uma notificação com o link para o Zoom e o código de acesso. Além disso, o evento será transmitido ao vivo através do canal da Fundación Tres Culturas no Facebook.

Mais sobre 'Mercado Halal'

Este projeto, que se desenvolve graças ao programa de cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP 2014-2020), visa gerar vantagens competitivas para os produtos e serviços de diferentes empresas da Andaluzia, Algarve e Alentejo, adaptando-se aos critérios definido como muçulmano amigável, favorecendo a atratividade das nossas ofertas hoteleiras e o aumento das exportações.

Entre as ações que estão contempladas até o final do projeto (em abril de 2022), destacam-se fóruns de negócios, micro-rotas turísticas em todo o território de atuação do programa, e o desenvolvimento de uma plataforma que promove a venda de produtos online e o desenvolvimento de serviços empresariais halal, entre outras atividades.

Com estas propostas pretende-se atingir três objetivos específicos: a adaptação da oferta nos setores estratégicos do turismo, comércio, artesanato, serviços e hotelaria ao mercado halal; favorecer a adaptação de produtos e serviços com potencial exportador e que criem novos empregos; e o reforço dos mecanismos de cooperação empresarial e de entidades públicas dirigidas às PME e micro-PME como meio de promoção económica sustentável.

Também será dada ênfase especial ao alcance de um novo setor de demanda no mercado halal, configurado em torno de turistas muçulmanos milenares (TMMs) que, em termos do relatório anual Mastercard-CrescentRating Global Muslim Travel Index, constituem uma força motriz de a indústria halal.

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