Município de Alenquer

PT EN

Viver o Clima no Baixo Alentejo


25 de novembro 2020
Viver o Clima no Baixo Alentejo
Viver o Clima no Baixo Alentejo

No âmbito da implementação de medidas do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo (PIAACBA), a CIMBAL, em parceria com a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva, S.A. viu aprovada uma candidatura a “Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local” – Programa Ambiente do EEA Grants.

 

“Viver o Clima no Baixo Alentejo” é a designação do projeto e tem como objetivo a implementação de medidas concretas nos 8 concelhos (Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Moura, Serpa e Vidigueira) que simultaneamente integram a CIMBAL e se inserem na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, EFMA.

 

As medidas a implementar no território do Baixo Alentejo e concebidas pela EDIA,  são:

 

  • Recuperar e instalar sebes, de forma a proporcionar diversidade florística e faunística muito interessante para os serviços dos ecossistemas;
  • Envolver municípios e proprietários no sentido de incentivar a uma correta gestão de forma a garantir a conservação de espécies ameaçadas de flora arvense e de matos;
  • Envolver os proprietários na gestão do pousio de forma a garantir a conservação da espécie;
  • Restaurar e conservar os Charcos, através do qual se pretende conservar diversas espécies;
  • Restaurar as galerias ripícolas e áreas adjacentes, com plantação plantas de espécies diferentes.

 

Estas medidas apresentam inúmeros benefícios ambientais, sociais e económicos, nomeadamente porque atuam como sumidouros de carbono, melhoram a qualidade do ar e da água, sendo assim um poderoso meio de combate às alterações climáticas.

 

Com este projeto, a CIMBAL pretende alcançar um melhor nível de adaptação às alterações climáticas no seu território, através da implementação concreta de medidas materiais preconizadas com interesse ambiental e paisagístico, aproveitando as suas potencialidades paisagísticas, ecológicas, sociais e florestais.