Município de Alenquer

PT EN

Conselho Intermunicipal da CIMBAL reuniu com Secretária de Estado da Habitação


09 de março 2021
Conselho Intermunicipal da CIMBAL  reuniu com Secretária de Estado da Habitação
Conselho Intermunicipal da CIMBAL reuniu com Secretária de Estado da Habitação

Realizou-se no dia 08 de março de 2021, com recurso a teleconferência, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

No período Antes da Ordem do Dia, a Senhora Secretária de Estado da Habitação, Mestre Marina Gonçalves, disponibilizou informação e esclareceu algumas dúvidas sobre os programas de apoio. Foi efetuado o ponto de situação sobre as Estratégias Locais de Habitação (ELH), constatando-se que o processo está em decurso, nos treze municípios do Baixo Alentejo. Consensualizou-se a necessidade de criação de uma estratégia regional para a Habitação, agregadora das treze ELH, contribuindo para ajudar a fixar as populações e atrair mais habitantes para o território.

 

Ainda no período Antes da Ordem do Dia, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul apresentou a Ovibeja /2021, a realizar em formato digital, nos próximos dias 22 e 23 de abril, com o apoio da CIMBAL e dos municípios do Baixo Alentejo.

 

Dos restantes assuntos abordados na Ordem do Dia, destaque para a aprovação formal da “Revisitação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Baixo Alentejo”. Este é um documento que serve de base para o próximo período de programação de fundos comunitários, e foi alvo de ampla discussão em sede do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal do Baixo Alentejo, obtendo diversos contributos das entidades que o compõem, assim como de alguns dos municípios do Baixo Alentejo.