Município de Alenquer

PT EN

Equipa Ciil reuniu com Agrupamentos de Escolas do Baixo Alentejo


22 de novembro 2021
Equipa Ciil reuniu com Agrupamentos de Escolas do Baixo Alentejo
Equipa Ciil reuniu com Agrupamentos de Escolas do Baixo Alentejo

No âmbito do Projeto + Sucesso Educativo para o Baixo Alentejo, a CIMBAL e a equipa CIIL (Centro de Investigação e Intervenção na Leitura – Instituto Politécnico do Porto), promoveu um périplo pelos Agrupamentos de Escolas do Baixo Alentejo, reunindo localmente, com diretores, professores titulares de turma, mediadores e técnicos.

O CiiL concentra a sua atividade ao nível da investigação dos processos neurocognitivos e intervém na promoção das competências pré-leitoras e leitoras e, consequentemente do sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita, assumindo-se como uma mais-valia no combate ao insucesso escolar.

 

Este projeto é essencialmente direcionado para os alunos dos 5 anos do Ensino Pré-Escolar e do 1º e 2º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo promover precocemente o sucesso na aprendizagem da leitura.

 

Estas visitas tiveram como finalidade promover momentos de partilha, trocar experiências, esclarecer dúvidas e conhecer o ambiente em que as atividades são desenvolvidas.

 

No ano letivo 2021/2022, estão envolvidos cerca de 255 alunos, de 14 agrupamentos de escolas e 20 mediadores/professores no Baixo Alentejo.