Município de Alenquer

PT EN

CIMBAL acolhe Reuniões Técnicas do Projeto FIREPOCTEP


06 de abril 2022
CIMBAL acolhe Reuniões Técnicas do Projeto FIREPOCTEP
CIMBAL acolhe Reuniões Técnicas do Projeto FIREPOCTEP

No dia 5 de abril, na sede da CIMBAL, reuniram-se os parceiros do projeto FIREPOCTEP, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do Interreg V A Espanha – Programa Portugal (POCTEP) 2014-2020, na terceira jornada das Reuniões Técnicas dos Grupos de Trabalho, com a finalidade de efetuar um ponto de situação das diversas atividades e reajustar o cronograma até ao final do projeto.

O FIREPOCTEP tem como principais objetivos:

  • Identificar as Zonas Estratégicas de Gestão para minimizar o risco e impacto dos grandes incêndios, através de uma gestão integral da paisagem em face das alterações climáticas globais;
  • Fomentar a intervenção pública e privada, mediante experiências piloto no âmbito da Economia Verde Circular e da investigação de novas oportunidades de mercado;
  • Educar a população rural fixa e ocasional sobre o risco dos grandes incêndios florestais, as boas práticas preventivas e a autoproteção. Capacitar e equipar os operacionais transfronteiriços na prevenção e combate aos incêndios.

Este projeto reúne vinte e um parceiros, de Portugal e Espanha, nomeadamente Instituições do Ensino Superior, Autarquias, Comunidades Intermunicipais e Agências de Energia e Ambiente.

Na sessão de abertura, estiveram presentes o Primeiro Secretário da CIMBAL, Fernando Romba e o Diretor Técnico do projeto e representante do principal beneficiário - Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible de la Junta de Andalucía - D. Alejandro García Hernández.