Município de Alenquer

PT EN

FESTIVAL BA TERMINOU COM 200 ESPETÁCULOS CULTURAIS REALIZADOS


29 de julho 2022
FESTIVAL BA TERMINOU COM 200 ESPETÁCULOS CULTURAIS REALIZADOS
FESTIVAL BA TERMINOU COM 200 ESPETÁCULOS CULTURAIS REALIZADOS

Chegou ao fim, no passado mês de junho, o FESTIVAL BA, iniciativa promovida pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. Este festival contemplou uma programação cultural em rede a nível intermunicipal, que assegurou a itinerância de espetáculos culturais de forma equitativa por todos os Municípios, promovendo a cultura da região de forma integrada por diversos equipamentos culturais.

Foram realizados 200 espetáculos das mais diversas expressões artísticas como a música, da clássica à popular, passando pelo Jazz e o Cante Alentejano, a dança e o teatro, recebendo milhares de espetadores, tendo sido possibilitada a visualização dos espetáculos através de transmissões em direto nas redes sociais da CIMBAL.

O Festival decorreu nos mais diversos locais por todo o Baixo Alentejo e além-fronteiras, desde o Castro da Cola, em Ourique, ao Consulado de Portugal, em Sevilha, passando pela Casa do Alentejo, em Lisboa. Foram dinamizados mais de 30 equipamentos municipais e outros, como os teatros, anfiteatros, espaços de culto e de promoção recreativa e cultural e ainda locais com grande valor patrimonial no âmbito cultural e natural.

Esta iniciativa teve como objetivo a promoção, dinamização e desenvolvimento do património cultural do Baixo Alentejo, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização na vertente turística, envolvendo as entidades e profissionais da cultura identificados por cada um dos municípios parceiros, onde se destacaram as expressões artísticas como o teatro, a dança a música e o Cante Alentejano.

O projeto, que teve o seu início em junho de 2021, assumiu-se como uma importante resposta para a retoma e manutenção das atividades culturas e artísticas na região, tendo em conta os prejuízos decorrentes da suspensão da atividade cultural no contexto da pandemia, tendo envolvido um conjunto alargado de profissionais da Cultura do Baixo Alentejo. 

O Festival BA foi promovido no âmbito da candidatura “Programação Cultural em Rede no Baixo Alentejo, submetida pela CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo ao ALENTEJO2020, à prioridade de investimento “Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural”, financiado pelo FEDER, e teve como parceiros os 13 municípios associados da CIMBAL.