Município de Alenquer

PT EN

Projeto Hortas Top!


23 de janeiro 2023
Projeto Hortas Top arrancou no dia 18 de Janeiro
Projeto Hortas Top arrancou no dia 18 de Janeiro
Arrancou, na passada semana, o Projeto Hortas Top, no Centro Escolar de São João Baptista em Beja, resultante da parceria entre a CIMBAL e o CEBAL , no âmbito do Projeto + Sucesso Educativo do Baixo Alentejo, que contou com a presença dos responsáveis do Agrupamento de Escolas, da Vereadora de Educação do Município de Beja, Dra. Marisa Saturnino, e ainda, com a presença da Dra. Maria João Charrua, Delegada Regional de Educação do Alentejo.
Encontra-se calendarizado o início desta atividade, em todas as escolas da região, que se envolveram no desafio de implementar o conceito de hortas verticais, com os alunos do pré-escolares e do 2º ano do 1º ciclo. O sucesso deste projeto pode ser medido pelo envolvimento dos 1165 alunos e 64 turmas, dos 16 agrupamentos existentes.
Relembramos, que estas hortas verticais escolares serão uma ferramenta de contributo para a promoção do sucesso escolar, por via da introdução de conhecimentos num conceito “hands-on” (aprender fazendo), que permita a par da aquisição de conhecimentos técnicos e práticos, desenvolver competências socioemocionais que incluem o pensamento crítico, a criatividade, o autoconhecimento, a cooperação, a comunicação e abertura ao novo, entre outras, necessárias para promover a autonomia e a independência, o relacionamento com os outros e com o mundo que os rodeia.