Município de Alenquer

PT EN

CIMBAL PARTICIPOU NA QUARTA EDIÇÃO DO EXERCÍCIO NACIONAL DE CIBERSEGURANÇA


23 de outubro 2023
CIMBAL PARTICIPOU NA QUARTA EDIÇÃO DO EXERCÍCIO NACIONAL DE CIBERSEGURANÇA
CIMBAL PARTICIPOU NA QUARTA EDIÇÃO DO EXERCÍCIO NACIONAL DE CIBERSEGURANÇA
Balanço positivo do Exercício Nacional de Cibersegurança
Terminou a quarta edição do Exercício Nacional de Cibersegurança dedicado à administração pública local, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, em cooperação com a European Union Agency for Cybersecurity, com com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses - ANMP e das 25 Entidades Intermunicipais Portuguesas, que decorreu a 17 e 18 de outubro.
A CIMBAL participou e acolheu nas suas instalações as equipas dos municípios da região que integraram a iniciativa.
Durantes dois dias, mais de 270 câmaras municipais participaram, a partir das instalações disponibilizadas pelas 25 entidades intermunicipais, na ação do CNCS, cujo objetivo é analisar o grau de maturidade das autarquias, bem como testar a sua capacidade de resposta a incidentes e proficiência na aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço
Foram perto de 1000 pessoas, diferentes departamentos, entidades e autoridades a trabalhar em rede para aumentar a capacidade de resiliência dos municípios, com o objetivo de dar resposta aos desafios propostos pelos três cenários criados:
1- Cenário de ataque coordenado de ransomware, para o coordenador do CNCS, Lino Santos, “a grande preocupação do momento”, que exploram o elo mais fraco de uma infraestrutura, muitas vezes o fator humano;
2- Cenário que procurou comprometer os serviços centrais prestados pelas autarquias, nomeadamente serviços online;
3- Cenário mais avançado, que conduziu a uma situação de crise, no qual foram afetados os sistemas de mobilidade e de energia de alguns dos municípios com projetos de cidade inteligente.
De destacar alguns números do ExNCS’23:
• Mais de 270 municípios
• Cerca de 1000 participantes
• Mais de 15 000 injects enviados
• Mais de 1000 relatórios submetidos
O resultado do ExNCS’23 foi, segundo o coordenador do CNCS, Lino Santos, “uma boa resposta por parte dos municípios”, que permitiu perceber quem é quem e promover uma maior cooperação entre as autarquias e as autoridades que permita uma “resposta em rede”.
Coube ao diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), Contra-almirante António Gameiro Marques, encerrar a quarta edição do Exercício Nacional de Cibersegurança, da qual destacou o “incremento da força do trabalho em rede”. “Testámos e fomentámos a articulação dentro das organizações e a cooperação entre municípios, que passaram a conhecer-se e a estar lado a lado a resolver problemas”. Para o Diretor-geral do GNS, o ExNCS’23 também destacou os laços de confiança estabelecidos entre todos.
A sede da comunidade intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha serviu de base à sala de controlo do Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 (ExNCS’23), onde também estiveram entidades de relevo, nomeadamente a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), o Comando das Operações de Ciberdefesa (COCiber), a LUSA – Agência de Notícias de Portugal, a Polícia Judiciária (PJ), os Serviços de Informações de Segurança (SIS), entre outras.
No primeiro dia do ExNCS’23, a mensagem, em vídeo, do secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo difundida, em simultâneo, para todas as Comunidades Intermunicipais. Mário Campolargo agradeceu a participação no exercício e deixou o seu apreço pelo “importante trabalho que desenvolvem, diariamente, a criar um ambiente mais ciberseguro, no qual os municípios portugueses possam desempenhar a sua missão pelas suas populações e pelo país”.
Já no segundo dia, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro, marcou presença na comunidade intermunicipal do Oeste, onde visitou a sala de controlo do ExNCS’23, a sala de realização do Exercício e a sala destinada às autoridades e outras entidades. Considerando o elevado grau de ameaça apresentado pelos cenários fictícios, também as entidades competentes nacionais tiveram oportunidade de exercitar a sua resposta numa situação de Crise, com impacto altamente disruptivo no ciberespaço de interesse nacional.
Da quarta edição do Exercício Nacional de Cibersegurança dedicada à Cibersegurança nos Municípios Portugueses vai resultar a apresentação de resultados e a emissão de um relatório.
Sobre o Centro Nacional de Cibersegurança:
O Centro Nacional de Cibersegurança atua como coordenador operacional e autoridade nacional especialista em matéria de cibersegurança junto das entidades públicas e das infraestruturas críticas, garantindo que o ciberespaço é utilizado como espaço de liberdade, segurança e justiça, para proteção dos setores da sociedade que materializam a soberania nacional e o Estado de Direito Democrático.
Para mais informações, contacte: Paulo Primaz Tel: 210 497 382 E-mail: media@cncs.gov.pt