FORMAÇÃO FINANCIADA PARA TRABALHADORES DOS MUNICÍPIOS DO BAIXO ALENTEJO
Nos dias 8 e 11 de abril, teve lugar no Edifício da Câmara Municipal de Serpa a primeira ação do curso "Necessidades Educativas Especiais (NEE) - Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas".
Esta ação formativa foi dirigida aos trabalhadores com vínculo de emprego público ao Município de Serpa que exercem funções nos Agrupamentos de Escolas do concelho. O principal objetivo foi capacitar estes profissionais para o acompanhamento de alunos com Necessidades Educativas Especiais, dotando-os de conhecimentos e competências essenciais para uma intervenção pedagógica eficaz.
Durante a formação, foram trabalhadas estratégias de comunicação e formas de atuação ajustadas às diferentes necessidades dos alunos, promovendo um ambiente escolar mais seguro, empático e inclusivo.
Estas ações de formação estão enquadradas no âmbito da candidatura a ser apresentada pela CIMBAL ao aviso n.º ALT2030-2024-56, do Alentejo 2030, na tipologia de Operação “ESO4.4-01-02-4016 Formação da Administração Pública Regional e Local”. Ao longo de 2025, serão desenvolvidas um conjunto de ações de formação financiadas, com o objetivo de qualificar os trabalhadores das Câmaras Municipais da área de influência da CIMBAL.
A candidatura visa apoiar os processos de descentralização de competências da administração central para a administração local e a desconcentração para os serviços regionais, com ações de formação focadas em áreas essenciais como educação, saúde, cultura, ação social, transportes, habitação e capacitação para os objetivos de desenvolvimento sustentável.