FORMAĆĆO FINANCIADA PARA TRABALHADORES DOS MUNICĆPIOS DO BAIXO ALENTEJO

Nos dias 23, 24 e 25 de junho, realizou-se na sede da CIMBAL a ação de formação "Regulamentos e Normas de SHST".


É fundamental adotar uma política de prevenção eficaz neste domínio, tendo em consideração os serviços prestados pelas Câmaras Municipais. Torna-se essencial sensibilizar os colaboradores para a possibilidade de ocorrência de riscos coletivos graves, catástrofes ou situações de calamidade, e, no âmbito das competências das autarquias locais, contribuir para a mitigação desses riscos e a limitação dos seus efeitos.
O principal objetivo consistiu em capacitar os participantes com conhecimentos na área da higiene e segurança no trabalho, bem como no que diz respeito à utilização adequada de equipamentos e à segurança das instalações. Pretendeu-se, ainda, promover uma cultura de segurança, reforçar as práticas de prevenção no local de trabalho e assegurar a correta utilização dos equipamentos de proteção individual.
Estas ações de formação estão enquadradas no âmbito da candidatura apresentada pela CIMBAL ao aviso n.º ALT2030-2024-56, do Alentejo 2030, na tipologia de Operação “ESO4.4-01-02-4016 Formação da Administração Pública Regional e Local”. Ao longo de 2025, serão desenvolvidas um conjunto de ações de formação financiadas, com o objetivo de qualificar os trabalhadores das Câmaras Municipais da área de influência da CIMBAL.
A candidatura visa apoiar os processos de descentralização de competências da administração central para a administração local e a desconcentração para os serviços regionais, com ações de formação focadas em áreas essenciais como educação, saúde, cultura, ação social, transportes, habitação e capacitação para os objetivos de desenvolvimento sustentável.