Município de Alenquer

PT EN

"Lançamento do projeto Horta – Nova Esperança"


23 de março 2015

A Cáritas Diocesana de Beja apresenta no dia 27 de março, às 12:15, na Comunidade Terapêutica Horta Nova, Monte da Horta Nova – Freguesia de Nossa Senhora das Neves, o projeto “Horta-Nova Esperança”.

Este projeto contempla 3 fases de intervenção distintas e espaçadas no tempo, numa área total e possível de ser cultivada em cerca de 5 hectares e terá como principal eixo de intervenção, a capacitação em competências agrícolas dos utentes, através da construção de uma horta, cuja produção hortícolas e de ervas aromáticas terá como fim último o fornecimento do refeitório e cantina social da Cáritas de Beja, que ao longo do ano de 2014 serviu 58.838 refeições.

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), e o Instituto Politécnico de Beja (IPB) serão os padrinhos deste projeto para o qual vão disponibilizar meios e conhecimentos que permitem a formação dos utentes e monitores da Comunidade Terapêutica, ao abrigo de uma bolsa de voluntariado, constituída por técnicos e docentes de ambas as instituições.

Na apresentação do projeto estarão presentes o presidente da Cáritas Diocesana de Beja, Florival Silva; presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro da Costa Salema; presidente do IPB, Vito José de Jesus Carioca. De forma simbólica, vão em conjunto com cerca de 60 voluntários, plantar alguns dos futuros produtos a consumir pelos utentes da Cáritas Diocesana de Beja.

A apresentação do projeto “Horta-Nova Esperança” está integrado nas jornadas de cooperação transfronteiriça das Cáritas da Raia que decorre, em Beja, entre os dias 25 e 27 de março, no Beja Parque Hotel, R. Francisco Miguel Duarte, com o tema “Economia Social e Solidária”. Este é trabalho que junta as Dioceses das Cáritas de Beja, Évora, Portalegre, Ciudad Rodrigo, Cória-Cáceres, Mérida-Badajoz e Salamanca e que teve inicio em 2012.

Para além da apresentação do projeto “Horta – Nova Esperança”, as Cáritas envolvidas irão abordar temas como “A realidade da economia social na Raia e os passos a dar para a viabilidade de um projeto social na raia”, formar e capacitar os nossos colaboradores sobre “O valor social da economia social” bem como conhecer o trabalho realizado pelos nossos amigos e colegas da Cáritas de Badajoz sobre “Uma experiência de economia solidária da Rede Diocesana de Comércio Justo” da Cáritas Diocesana de Mérida-Badajoz.

Tendo em conta a campanha que decorre da Caritas Internationallis "Uma só família humana, alimentos para todos" que alerta para a necessidade de redistribuição da alimentação e no seguimento do ano internacional da agricultura familiar, entende a Cáritas Diocesana de Beja que este projeto assume particular importância pela capacidade transformadora e de edificação do bem comum.

Documentos: