Município de Alenquer

PT EN

Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Castro Verde, comemora duas décadas de serviço público a 22 de abril


15 de abril 2015

No dia 22 de abril, a Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca comemora 20 anos de serviço público e celebra o livro como ferramenta fundamental na formação do cidadão e o livre acesso à cultura e à educação.

De portas abertas à comunidade, tem apostado numa relação de proximidade com as populações do concelho, promovendo um serviço de itinerância pelas freguesias e a dinamização de projetos que têm potenciado o acesso à leitura como as Malas Viajantes e a leitura em lares e centros de dia, ou até a criação de postos de leitura em contexto de lazer, como o Quiosque de Leitura, nas Piscinas Municipais, durante a época balnear.

A existência de Polos em cada uma das sedes de freguesias (Polo de Entradas. Polo de Casével. Ponto de Empréstimo de Santa Bárbara de Padrões) constitui-se como parte importante dessa proximidade e hoje, todas elas, à exceção de S. Marcos da Atabueira, têm o seu próprio Pólo da Biblioteca, representando elos importantes da dinâmica comunitária das localidades onde se inserem.

Nestes 20 anos registaram-se mais de 420 mil empréstimos e 5 204 utilizadores inscritos. Estão disponíveis mais de 50 mil documentos e um total de 46 periódicos. Números que revelam o importante trabalho desenvolvido pela Biblioteca-mãe no combate à iliteracia e, que em conjunto, com o Agrupamento de Escolas de Castro Verde, está  a criação da Rede de Bibliotecas de Castro Verde.

Neste aniversário, o convite é para que a comunidade se junte às comemorações de duas décadas de atividade e desfrute de um programa onde cabem conversas com escritores, música, a tradicional açorda e bolo de aniversário.

Na tarde do dia 22 de abril, Francisco Moita Flores é o escritor convidado que, a partir das 18h00, apresenta na Feira do Livro (Parque Infantil), em Castro Verde, o livro “Segredos de amor e sangue”. Um livro marcado pela violência e pela pobreza que nos conduz até ao século XIX.  

À noite, a partir das 21h30, a jornalista Anabela Mota Ribeiro modera uma conversa que terá como convidados os escritores Ana Margarida de Carvalho, autora do livro “Que importa a fúria do mar”, romance de estreia da jornalista, vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE); a historiadora Irene Flunser Pimentel, autora do livro “Os Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial” e de “História da Pide”, um livro único que revela as motivações e métodos de trabalho da polícia política do Estado Novo; e ainda o escritor, jornalista e argumentista das Produções Fictícias, Rui Cardoso Martins, também ele vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela, em 2009, com o romance “Deixem Passar o Homem Invisível”.

De assinalar também, nesta noite de festa, a intervenção musical dos alunos do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – Secção de Castro Verde, seguida da Açorda de Letras e Bolo de Aniversário.

 

Programa completo em:

www.cm-castroverde.pt