Município de Alenquer

PT EN

Tomada de posição do Município de Beja


06 de julho 2015

A Câmara Municipal de Beja, tendo conhecimento e solicitada a pronunciar-se sobre a intenção de encerramento de mais um serviço público em Beja; O Laboratório de Saúde Pública – Pólo de Beja, refere o seguinte:

Estamos perante mais uma tentativa de encerrar serviços que são públicos (para virem a ser substituídos por privados?) e importantes para atender a necessidades na área de análises de água para consumo humano, balnear, unidades hoteleiras, pesquisa de Tuberculose no distrito, rastreios vários, análises clinicas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia e Bacteriologia e análises clinicas de urgência para o SAP do Centro de Saúde de Beja.

Estranhamente, quando o governo quer transferir responsabilidades para os municípios (a designada municipalização) em muitas áreas e designadamente na saúde, ninguém procurou ouvir a opinião desta câmara municipal, ou outras porventura, sobre este caso.

Entendemos que decisões como esta, de liquidação de serviços no interior têm  efeitos negativos, representando mais um contributo para a desertificação, quando o que é preciso fazer é o contrário.

Segundo informação relativa a este Pólo em Beja, constata-se que atenderam cerca de seis mil utentes e realizaram cerca de quarenta mil parâmetros por ano.

Mas, independentemente deste números, o que interessa verificar é se estes serviços que integram uma rede nacional de necessidades, devem ou não manter-se, a bem de um serviço e das condições de saúde pública que devemos preservar e reforçar, e não o contrário. É ainda importante referir o elevado grau de qualidade dos serviços prestados por este laboratório e, naturalmente a preocupação com os profissionais que lá trabalham e do seu futuro.

A Câmara Municipal de Beja tudo fará, desde já, junto das entidades com responsabilidade, para evitar mais este encerramento obrigando a deslocação das pessoas, serviços e empresas do distrito para outra região.