Ana Margarida Candeias Vilhena nasceu no dia 4 de julho de 1996, no Hospital de Beja. Quando a Ana nasceu já tinha à sua espera o irmão António e quando a Ana tinha 2 anos nasceram os seus irmãos gémeos, a Isabel e o Zé.
A Ana nasceu com trissomia 21, mas isso nunca a impediu de fazer um percurso igual ao dos seus pares. Todos diferentes e todos iguais nos seus Direitos e Oportunidades - foi esta a máxima sempre defendida pela mãe Margarida Candeias, nascida em Cuba, no Alentejo e o pai António Francisco Vilhena, natural de Alvalade do Sado.
Foi em Castro Verde que a Ana deu os primeiros passos, frequentou a Creche, Jardim de Infância, depois a Escola Básica e a Escola Secundária, onde atualmente é aluna do 1 10 ano.
No seu percurso escolar, com um currículo adaptado, a Ana tem feito aprendizagens de Matemática, Português, Tecnologias, Inglês e iniciou também um Plano Individual de Trabalho em várias áreas. Atualmente, colabora num Hotel em Castro Verde, na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Escolar.
Em paralelo com a escola, foi aluna do Conservatório Regional do Baixo Alentejo dos 7 aos 14 anos, tocou flauta, piano e viola.
Praticou natação desde muito pequena e é atleta federada de Patinagem Artística.
O gosto pela fotografia surgiu quando, acompanhada da sua tutora, começou a tirar fotos a diferentes atividades do Agrupamento de Escolas de Castro Verde. Hoje é a repórter da Biblioteca Escolar, reconhecida por toda a comunidade educativa. A Ana é uma rapariga com 19 anos, bem-disposta, carinhosa, sociável e muito preocupada com aqueles que a rodeiam, dedicando-se com muita paixão a todas as atividades que desenvolve.
“O Olhar da Ana” vai estar patente na Sala de Exposições Temporárias da Biblioteca Municipal de Cuba de 8 de julho a 7 de agosto de 2015.