Município de Alenquer

PT EN

Estágio de música - 150 jovens músicos aperfeiçoam conhecimentos em Aljustrel


24 de julho 2015

De 20 a 26 de julho, cerca de 150 jovens, dos 9 aos 20 anos, estão a participar, durante as suas férias escolares, num estágio de música em Aljustrel.

Promovido, pelo segundo ano consecutivo, pelo Conservatório d’Artes de Loures, este estágio pretende alagar os conhecimentos musicais dos alunos do Conservatório, mas também dos 15 jovens músicos da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (SMIRA), que nele se inscreveram.

Este conservatório, com 7 mil alunos, na sua maioria oriundos de classes sociais desfavorecidas, funciona como uma instituição particular de solidariedade social, financiada pelo ministério da Educação, e é considerado como a maior escola de ensino artístico especializado a nível nacional. Para ocupar o tempo livre dos seus jovens durante o interregno escolar tem vindo a organizar estágios de música em vários pontos do país.

Aljustrel foi o local escolhido, desde há dois anos, pelo facto de dois dos professores-coordenadores que acompanham os jovens serem oriundos desta vila, mas também devido às excelentes condições que os seus equipamentos proporcionam para o êxito deste estágio.

Para o efeito, o Conservatório d’Artes de Loures conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Aljustrel, - que disponibiliza o Cine Oriental para os ensaios, bem como a entrada gratuita na Piscina Municipal, e do Agrupamento de Escolas de Aljustrel, que cede as salas de aulas para pernoitarem. As refeições são tomadas na restauração local.  

Este estágio de música pretende ocupar os tempos livres destes jovens, ao mesmo tempo que lhes proporciona maior segurança, motivação e ensinamentos necessários para poderem evoluir e aperfeiçoarem os seus conhecimentos musicais.

Do programa constam aulas de músicas ministradas por professores do Conservatório, nomeadamente David Ribeiro e André Marçal, ambos também músicos da SMIRA, mas ainda diversas atividades desportivas.

Segundo Elisabete Fernandes, maestrina e diretora do conservatório, os jovens de Aljustrel têm-se adaptado muito bem às aulas, devido ao excelente trabalho desenvolvido pelo maestro da SMIRA.  

Este estágio de música pretende ocupar os tempos livres destes jovens, ao mesmo tempo que lhes proporciona maior segurança, motivação e ensinamentos necessários para poderem evoluir e aperfeiçoarem os seus conhecimentos musicais.

A semana tem sido muito enriquecedora a nível musical mas também pessoal, nomeadamente para os alunos de Aljustrel que já teceram grandes laços de amizade com os jovens de Loures.

Para terminar o estágio, os jovens músicos irão apresentar o fruto do seu trabalho, num grande concerto a ser realizado, amanhã, sábado, 25 de julho, pelas 21h30, no Cine Oriental de Aljustrel. Para os alunos do Conservatório será a sua estreia em público.

Os responsáveis esperam agora que este estágio possa vir a ser o início de um maior intercâmbio entre os músicos destas duas vilas.

http://www.mun-aljustrel.pt/destaques/4356/estagio-de-musica.aspx