Município de Alenquer

PT EN

Autarquia de Castro Verde cede espaços ao movimento associativo


27 de julho 2015

A Câmara Municipal de Castro Verde, consciente da importância do movimento associativo ao nível das dinâmicas e da qualidade de vida das populações e, no âmbito da política de apoio que sempre protagonizou e que tem privilegiado a celebração de diversos protocolos de cooperação, a construção e a disponibilização de infraestruturas e equipamentos necessários ao desenvolvimento da sua atividade, vai proceder à cedência de espaços a cinco associações com atividade no concelho de Castro Verde, designadamente ao Clube de Caçadores de Casével, Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve, Clube Ornitológico de Castro Verde, Associação Sénior Castrense e Grupo Motard de Castro Verde.

Ao Clube de Caçadores de Casével, um dos agentes que contribui para a dinâmica local em Casével, a autarquia cede parte do edifício da antiga escola do 1º ciclo do ensino básico, contribuindo, desta forma, para que o Clube possa dar continuidade às atividades, de caráter recreativo e de caça, que desenvolve regularmente. À Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve, cuja ação se tem caraterizado pela organização de um vasto conjunto de provas desportivas e outras iniciativas de âmbito regional e nacional em Castro Verde, será cedido o espaço na Rua Timor Lorosae, nº 10, que lhe permitirá colmatar algumas das necessidades atuais e que privilegiará da proximidade com o Campo de Jogos de Areia, um dos equipamentos desportivos mais utilizado pela AVAL.

Ao Clube Ornitológico de Castro Verde, por sua vez, que mantém uma atividade regular em torno da promoção da ornitologia e canaricultura no concelho, a Câmara Municipal de Castro Verde cede parte do edifício na rua D. Afonso I, nº 96, em Castro Verde, (antigas instalações da Associação de Dadores de Sangue), beneficiando o Clube da utilização partilhada do quintal com os Serviços afetos ao Veterinário Municipal, um dos colaboradores do Clube.

À Associação Sénior Castrense, agente dinamizador da Universidade Sénior Castrense e do Coro Polifónico de Castro Verde, cuja ação incide na promoção do ensino não formal num contexto de formação ao longo da vida e na organização de atividades de carácter cultural, recreativo, desportivo e de convívio para maiores de cinquenta anos, a autarquia cede a Fração B, do prédio da Rua Alexandre Herculano, em Castro Verde (parte das antigas instalações da Cooperativa de Consumo). Uma opção que teve como objetivo contribuir para uma maior visibilidade do projeto e para um aumento do número de alunos e, ao mesmo tempo, atrair pessoas para o coração da vila de Castro Verde, que contribuam para a vivência do espaço público e dos espaços comerciais da zona. A cedência deste espaço contempla ainda a possibilidade de articulação com o Cineteatro Municipal, nomeadamente a possibilidade de utilização de espaços para apoio a atividades, como é o caso de áreas de camarins para grandes formações, secretariado, coffee-break, e ainda um espaço de arrecadação para material.

Por fim, ao Grupo Motard de Castro Verde, cuja atividade incide na dinamização de atividades de caráter cultural e recreativo, a autarquia cede o prédio urbano  nº 3, sito na Estrada das Bicas, nas proximidades da Igreja de S. Sebastião, em Castro Verde. 

Todas as cedências de espaços aqui referidas são formalizadas através da sua integração nas propostas de revisão ou celebração de protocolos de colaboração.