Município de Alenquer

PT EN

Ourique apresenta obras de requalificação urbana do centro histórico


11 de janeiro 2017
Ourique apresenta obras de requalificação urbana do centro histórico
Ourique apresenta obras de requalificação urbana do centro histórico

Depois de aprovado o financiamento do projeto com fundos comunitários e da obtenção do visto do Tribunal de Contas para um empréstimo bancário a médio-longo prazo, o Município de Ourique realiza a apresentação pública da Obra de Requalificação Urbana do Centro Histórico de Ourique, na próxima quinta feira, 12 de janeiro de 2017, pelas 18:30 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique.

O projeto a realizar em quatro fases em função da obtenção de financiamento comunitário, sempre integrado no esforço de reequilíbrio das contas do município, contemplará uma intervenção inicial na zona do Centro Histórico da Vila de Ourique, nas Ruas D. Manuel I, D. Afonso Henriques, Gago Coutinho, Sacadura Cabral, Praça do Município e na Praça D. Dinis, refletindo o compromisso municipal com a valorização do território na sede do concelho e nas restantes freguesias.

Esta intervenção do Município de Ourique contempla a execução de infraestruturas de abastecimento de água em baixa, de infraestruturas de águas residuais, de infraestruturas elétricas e de telecomunicações, e Arranjo Urbanístico do Centro Histórico de Ourique, na Freguesia de Ourique.

O financiamento comunitário não cobre as intervenções relacionadas com a rede de águas e saneamento, pelo que estas serão materializadas tendo por base as disponibilidades financeiras próprias do município, apenas possíveis com a trajetória de recuperação seguida desde 2005 quando a dívida municipal atingia os cerca de 22 milhões de euros.

A sessão de apresentação das obras de requalificação urbana do centro histórico contará com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, uma intervenção explicativa pelos arquitetos responsáveis pelo projeto e um espaço de perguntas e respostas sobre o perfil das obras, o calendário previsto e as alterações que terão de ser adotadas durante a concretização do projeto.

Quarenta anos depois das primeiras eleições livres para as Autarquias locais, os Municípios entraram numa fase que será marcada pelas respostas para as pessoas, pela manutenção das infraestruturas, pela reabilitação urbana e pela recuperação do espaço público.