Município de Alenquer

PT EN

Vidigueira - Projeto Armadilhas Escondidas


10 de março 2017
Vidigueira - Projeto Armadilhas Escondidas
Vidigueira - Projeto Armadilhas Escondidas

O Município da Vidigueira, o Agrupamento de Escolas da Vidigueira e a Associação Terras Dentro estão a implementar o projeto Armadilhas Escondidas com o objetivo de fomentar a prática do turismo acessível no concelho, sensibilizando os alunos (8º. ano, Curso Vocacional e Grupo de Educação Especial de 2º e 3º ciclos) e docentes do AEVID para a não descriminação na prática do turismo. As três entidades programaram várias atividades para desenvolverem em parceria durante o ano letivo 2016/2017. No final de fevereiro, a Associação Terras Dentro dinamizou, em dois dias, sessões práticas sobre acessibilidades. Foram criados 3 circuitos (com um técnico do projeto em cada um), sendo um dos circuitos com cadeira de rodas, um com muletas/canadianas e outro de obstáculos com olhos vendados.

A 2 março, os alunos deslocaram-se a Lisboa, acompanhados por docentes e técnicos das entidades parceiras do projeto, e tiveram a oportunidade de vivenciar algumas experiências em como a falta de acessibilidade pode ser um fator inibidor para a prática do turismo. A visita guiada ao Museu Nacional do Azulejo permitiu ao alunos terem contacto com um espaço público totalmente adaptado a condicionalismos motores, visuais e auditivos, através da implementação de rampas, inscrições em Braile e guias audiovisuais.

Durante o mês de março, está a decorrer um concurso de fotografia, destinado também a este grupo de alunos, com o objetivo de identificar barreiras físicas existentes no espaço público ou privado que dificultem o acesso em segurança, com conforto e autonomia ao turista que visite o concelho da Vidigueira.