Município de Alenquer

PT EN

Mesa Vila de Frades a 'Catedral ' dos Vinhos de Talha nomeada para o 7 Maravilhas à Mesa


09 de abril 2018
Mesa Vila de Frades a 'Catedral ' dos Vinhos de Talha nomeada para o 7 Maravilhas à Mesa
Mesa Vila de Frades a 'Catedral ' dos Vinhos de Talha nomeada para o 7 Maravilhas à Mesa

A Mesa Vila de Frades ‘A Catedral’ dos Vinhos de Talha, proposta pela Câmara Municipal de Vidigueira, está oficialmente entre os 49 nomeados no apuramento das “7 Maravilhas à Mesa ®” de Portugal. As mesas pré-finalistas, sete de cada região do país, irão ser votadas pelo público, para eleger as “7 Maravilhas à Mesa”, uma de cada região,  entre 22 de julho e 16 de setembro, nas galas semanais, transmitidas em direto pela RTP, com a apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.

As pré-finalistas incluem patrimónios tão distintos que vão desde os ex-líbris de cada região, aos petiscos tradicionais, pratos típicos, vinhos, azeites, roteiros turísticos com patrimónios históricos, culturais e naturais, festivais, eventos e experiências únicas.

 

Descrição geral da Mesa Vila de Frades “A Catedral dos Vinhos de Talha”

A tecnologia e método de produção do vinho de talha e o seu milenar processo de vinificação, que remonta à época romana, representam uma herança cultural de enorme singularidade, que está presente com grande evidência na comunidade vinhateira de Vila de Frades, e para a qual contribuíram sucessivas gerações de atores e intérpretes que souberam garantir a sua preservação e integridade. Por essa razão o Município de Vidigueira está a conduzir o processo de candidatura do Vinho de Talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O vinho de talha também conhecido como o vinho dos amigos convoca para a mesa o melhor da herança da gastronomia alentejana fundada nas melhores tradições da dieta mediterrânica.

Com a mesa posta em contexto familiar ou improvisada nas tabernas e nas adegas com os amigos, sempre reunidos à volta do vinho novo, que se degusta lentamente, rodeados de petiscos como as inseparáveis azeitonas pisadas, o rábano, o maravilhoso queijo fresco ou os ricos torresmos, as conversas sucedem-se pelas aventuras e desventuras da vida. A sopa de espinafres é muitas das vezes a rainha dos almoços e mais uma vez o vinho de talha branco ou palhete marca o ritmo da refeição.

 

PÃO

A civilização do pão tem um legado na Vidigueira que torna irrecusável o convite para percorrer as suas ‘Terras de Paz’ e conhecer as suas ‘Gentes de Pão’ e descobrir a herança do alimento sagrado.

 

PETISCOS

O petisco e o vinho de talha, os amigos e as conversas, as décimas e o cante, as adegas e as talhas, as castas e as vinhas, a terra e o céu do ‘País das Uvas’ definem o ritmo da cultura alentejana.

 

SOPAS

A sopa de espinafres sintetiza o melhor da gastronomia alentejana. O pão, o bacalhau, os espinafres, o queijo e o azeite desafiam o nosso paladar na companhia do vinho de talha que alegra o almoço.

 

VINHO DE TALHA

A preservação do vinho de talha como herança e legado do património cultural imaterial resgata da história a cultural local, os costumes e a tecnologia de vinificação tradicional.

 

PATRIMÓNIO HISTÓRICO, CULTURAL E NATURAL

O vinho de talha e o cante, o cante e o vinho de talha, velhos e inseparáveis amigos aliam-se na descoberta da história na Villa romana de São Cucufate. Venha e descubra os seus singulares encantos.

 

ADEGAS, LAGARES E QUEIJARIAS

‘Vila de Frades já não tem Abades mas tem Adegas que são Catedrais’ onde se celebra o vinho de talha e a amizade de todos os que colaboram na sua feitura e degustam os seus néctares e perfumes.

 

EVENTOS DE AFIRMAÇÃO TERRITORIAL

As Festas Báquicas, também conhecida por VITIFRADES, são o grande evento no Alentejo de afirmação e promoção do Vinho de Talha destacando-se nas suas 20 edições a famosa Rota das Adegas.