Teatro de rua “A Abetarda” anima centro histórico de Beja
Sábado, 4 de outubro, 21h00.
Igreja da Misericórdia, Praça da República, Rua dos Infantes e Largo da Conceição, terminando na lateral do Museu Regional.
A Câmara Municipal de Beja e o Teatro da Terra convidam para a estreia da peça “A Abetarda”, da autoria de João Monge, com encenação de Maria João Luís e interpretações de Maria João Luís, Pedro Filipe Mendes, Tonan Quito e as Caixas de Guerra, Violas Campaniças, Quarteto de Sopros e Coros de Castro Verde, dia 4 de Outubro, pelas 21h00, na Praça da República, em Beja.
“A Abetarda" é o primeiro projeto que resulta da parceria estabelecida entre o Município de Castro Verde e o Teatro da Terra, e o único que junta o cante alentejano e o teatro de rua a partir de um texto original. O autor João Monge escreve uma procissão pagã habilmente tecida nas malhas da teologia cristã, elevando a Abetarda, símbolo de Castro Verde, a um estatuto mitológico/ dramático.
Maria João Luís dirige um elenco alargado de mais de 80 intérpretes neste ritual de celebração da cultura popular alentejana, dinamizando a população local a partir de alguns dos traços caraterísticos da sua identidade cultural e reforçando o posicionamento estético e artístico da companhia, com mais este projeto de teatro com a comunidade.