Município de Alenquer

PT EN

Projeto "Caminhadas Criativas" de Mértola apresentado em Braga


13 de junho 2018

A Câmara Municipal de Mértola apresentou o projeto "Caminhadas Criativas" na Universidade do Minho, em Braga, na passada semana. Este está inserido na rede de parceiras Creatour.pt .  

O projeto “Caminhadas Criativas” é um projeto de turismo criativo e de turismo de natureza que se propõe criar um conjunto de tours turísticos compostos por itinerários pedestres com guia, associados a experiências criativas. Os tours podem ter o seu foco na dimensão da caminhada (Tour Caminhadas Criativas – Caminhadas com experiências) ou na dimensão da criatividade (Residências Criativas – Experiências com caminhadas). A dimensão da caminhada encontra suporte na identidade geográfica e paisagística do território; a dimensão da criatividade assenta nos elementos da sua identidade cultural (produtos, bens, vivências, valores, história, artes e ofícios).

O projeto na sua concretização pressupõe uma metodologia participativa com operadores turísticos, produtores, artistas e artesãos locais para criar um produto turístico de valor acrescentado, diferenciador e base sustentável.