Município de Alenquer

PT EN

Vidigueira


Na região da Vidigueira existem vários pólos de interesse, desde os monumentos históricos, passando pelos vestígios arqueológicos e com particular realce para a beleza natural das margens do Guadiana e outros cursos de água. A riqueza do município está presente em cada recanto, cada povoação que vale a pena conhecer.

As ermidas e igrejas estão presentes em todas as localidades do concelho. Testemunhas de um povo devoto à fé católica, conseguiram sobreviver até à actualidade. Na Vidigueira, do castelo que outrora deu guarida aos descendentes de Vasco da Gama ainda resta uma torre. As paredes silenciosas mantém ainda a imponência de outros tempos longíquos


Património Histórico

 

A recuperação e estudo arqueológico nas ruínas de São Cucufate e terras contíguas, revelaram a presença de vários povos na região. A primeira vaga terá ocorrido na idade de ferro, a mais marcante no período romano, em que foi construída a villa agrícola. Os vestígios pré-históricos podem ser encontrados perto de Pedrógão, com destaque para as Antas de Corte Serrão.


Património Arqueológico

 

Pelos caminhos do concelho a paisagem atípica da região oferece ao visitante uma variedade inusitada. A serra permanece em vigília sobre as povoações que nasceram no seu vale. As ribeiras correm em alegre burburinho de encontro ao Guadiana, atravessando os montados e a planície. A natureza foi gentil com a Vidigueira, dotando-a de tais atributos que são um regalo para o olhar.


Património Natural