Município de Alenquer

PT EN

Biblioteca de Ourique


Apresentação


A Biblioteca Municipal de Ourique – Jorge Sampaio, inaugurada a 24 de de Abril de 2010 e integrando a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, é a face visível da importância dada pelo município ao conhecimento e cultura.
Com mais de 19.000 documentos para empréstimo domiciliário, cerca de 2000 utilizadores (250 dos quais com nacionalidade estrangeira)
A biblioteca está instalada num edifício construído de raiz de arquitectura moderna e que cumpre todos os requisitos funcionais de uma biblioteca pública: sector de adultos, sector infantil, sector multimédia e internet, sector de publicações periódicas, cafetaria e auditório.
Com uma localização privilegiada junto do Agrupamento de Escolas, comércio e restauração locais pretende afirmar-se junto da comunidade com um pólo dinamizador de cultura, conhecimento e informação.

 

Contactos
Morada: Estrada de Garvão, 7670 - 253 Ourique

Telef : 286 510 408

E-mail: biblioteca@cmourique.pt

 

Horário de Inverno – Outubro a Março
Segunda-feira: 14h00 – 19h00
Terça a Sexta-feira: 9h30 – 19h00
Sábado: 14h00 – 19h00

 


Horário de Verão – Abril a Setembro
Segunda-feira e Sábado: 14h00 – 19h00
Terça, Quinta e Sexta-feira: 9h30 – 19h00
Quarta-feira: 14:00horas às 22:00horas

 

Missão


A Biblioteca Municipal de Ourique é um serviço inteiramente gratuito que tem como missão primária, de acordo com o reiterado no manifesto da IFLA/UNESCO para as Bibliotecas Publicas, “tornar prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros” .

 

Objetivos
a) Promover e fomentar a criação de hábitos de leitura;
b) Promover a educação informal e autoaprendizagem e apoiar à educação formal;
c) Democratizar o acesso à informação, à cultura, ao conhecimento e ao lazer;
d) Desenvolver projetos de extensão junto da comunidade;

 

Serviços disponíveis :


Leitura e consulta local de livros, imprensa diária e multimédia


A biblioteca disponibiliza em livre acesso documentos (livros, jornais, revistas, CDs, e DVDs) que podem ser consultados no espaço da biblioteca.
Serviço de empréstimo de livros, filmes e música
O empréstimo domiciliário consiste na possibilidade de requisitar por empréstimo documentos, existentes na Biblioteca. Este serviço é gratuito e para usufruir do mesmo apenas necessita de ter o cartão de leitor da Biblioteca.

 


Serviço de internet
A Biblioteca dispõe, no sector de adultos e infantil, de um total de 14 computadores que poderão ser utilizados para realização de pesquisas, trabalhos, acesso à Internet e outros. A utilização deste serviço é gratuita necessitando unicamente de uma inscrição prévia junto de um funcionário da Biblioteca.

 


Serviço de venda de publicações
O Município de Ourique apoia a edição de obras de autores locais, encontrando-se expostas e disponíveis para venda no átrio da biblioteca.

 


Serviço de fotocópias e de impressões
A Biblioteca dispõe, no sector de adultos de uma fotocopiadora para impressões e fotocópias. Para a uso da mesma deverá requerer juntos dos funcionários da biblioteca a sua utilização

 

Serviço de apoio à comunidade estrangeira

Desde Maio de 2010 que está em funcionamento nas instalações da Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, o Gabinete de Apoio aos Estrangeiros, o mesmo funciona todas as Quartas-Feiras entre as 10.00 e as 12.00 horas.

 

Serviço de mediação leitora
Este serviço reveste-se uma importância primordial para a biblioteca e todos os seus técnicos, através do mesmo pretende-se cimentar a relação dos utilizadores com o livro e a leitura. Para tal são desenvolvidos projectos para diferentes faixas etárias e diferentes abordagens em relação ao trabalho de promoção do livro e da leitura.

 

Serviço de extensão cultural e bibliotecária
Este serviço tem como objectivo oferecer ao público adulto um conjunto de iniciativas de índole cultural e de manifesto interesse municipal tão diversificadas como: encontros com escritores, conferências e palestras, workshops, tertúlias em volta do livro, espectáculos, e outros.

 

Projectos e actividades permanentes


De pequenino é que se torce o livrinho – Hora do conto
Trata-se de um projecto de mediação leitora dirigida aos meninos em idade pré-escolar e do 1º ciclo que decorre, preferencialmente, no Sector Infantil – Sala do conto da Biblioteca Municipal. Todas as semanas é seleccionado um ou mais livros que são depois contados recorrendo a diferentes abordagens e técnicas.

 

Contos em família
Sessões de contos dirigidas a crianças acompanhadas por um familiar que decorrem no segundo Sábado de cada Mês. Procura-se através desde projecto estreitar a relação biblioteca, livro, família.

 

Circuito do livro. Visitas guiadas à biblioteca
Fazer com que as bibliotecas tenham maior alcance e sejam disseminadoras do conhecimento é um desafio constante, mas é possível, através da partilha com a comunidade de todo o processo que envolve o trabalho das bibliotecas. Conheça esse trabalho através das visitas guiadas a este espaço onde ficará a saber, entre outras coisas, como o livro chega às mãos do leitor. Dirigidas a toda a população, sujeito a marcação.

 

Encontro “Construindo o Futuro”
O Encontro “Construindo o Futuro” realiza-se anualmente no auditório da Biblioteca e tem como público-alvo preferencial estudantes do ensino secundário do concelho de Ourique. Pretende-se através do mesmo contribuir para que os jovens tenham ao seu dispor ferramentas e exemplos que lhes permitam, desde cedo, pensar e construir uma carreira escolar e profissional de sucesso.

 

Feira do livro
A Feira do Livro é uma actividade permanente do Município de Ourique promovida pela Biblioteca Municipal. A Mesma tem vindo a assumir-se como um momento privilegiado para a promoção do livro, da leitura e da divulgação do trabalho de autores locais. Realiza-se anualmente na última semana de Setembro.

 

Biblioteca Fora de Portas – Biblioteca itinerante
Com o objectivo de chegar mais próximo de todos aqueles que não podem ou não tem oportunidade de se deslocar às instalações da Biblioteca Municipal foi criado o Projecto

 

Biblioteca Fora de Portas. Biblioteca Itinerante. Trata-se de um serviço de promoção do livro e da leitura em meio rural que uma vez por mês leva a cada uma das freguesias do concelho uma selecção de livros para empréstimo domiciliário, para além do serviço de empréstimo este projecto reveste-se de uma componente de mediação leitora junto da população sénior dos lares e centros das respectivas freguesias.

 

Exposições - é disponibilizado um espaço para divulgação das mais diversas áreas artísticas.